AS PENSADORAS LATINOAMERICANAS – 1ª EDIÇÃO

R$ 110,00

Categoria:

Descrição

FORMATO: ASSÍNCRONO

APRESENTAÇÃO DO CURSO 

Para a edição do curso As Pensadoras Latino-americanas, escolhemos algumas intelectuais dos séculos XIX e XX que colocam no centro de suas reflexões a periferia. Com discussões pautadas na Filosofia, História, Teoria Política, Ciências Sociais e Educação, essas pensadoras contribuíram e contribuem para o aprofundamento de questões éticas, políticas e educacionais, diretamente relacionadas à luta pela igualdade de gênero/raça/classe e de lugar como humanos no território do globo. O curso aborda, de modo detalhado, o pensamento e a luta de cada uma destas pensadoras e fomentará discussões sobre as ideologias feministas nos contextos em que cada uma delas aparece, a fim de, inclusive, colocar questões aos feminismos, além de questões construídas a partir das leituras.

 


plano das AULAS

Aula Inaugural – Conferência de Abertura “Mulheres indígenas e a colonização”  (aberta ao público).

  • As palavras e os ensinamentos das ancestrais – Ana Manoela Karipuna (UFPA)

  • Indígena subjetivando em diferente contextos – Edilaise Nita Tuxá  (Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos(as) – ABIPSI)

  • Do território às universidades: indígenas mulheres no transitar do saber- Braulina Aurora  Baniwa – (PPGAS)

AULA 1: DRA MIRIAM ALDEMAN (UFPR): ROSÁRIO CASTELLANOS 

Não é a ‘mesma (velha) história’: Rosário Castellanos e a crítica do ‘eterno feminino’.

Objetivo:

Examinar a peça, identificando personagens chaves e o que elas, dentro da trama narrativa, representam em termos de uma re-leitura da construção da nação mexicana;

Conectar estes mesmos elementos ao projeto de repensar a história e reconstruir a teoria social – a partir de experiências de mulheres e à luz da teoria feminista e a categoria de relações de gênero.

 

AULA 2: DRA. MARINA COSTIN FUSER (PUC-SP): GLÓRIA ANZALDÚA

A Consciência de Mestiça em Gloria Anzaldúa.

Objetivo:

Esta aula pretende abordar os ritos e a semiótica das narrativas de fronteira que dão corpo ao conceito de consciência de mestiça de Glória Anzaldúa em diálogo com algumas teóricas de fronteira, como Trinh T. Minh-ha, Maria Lugones, Chandra Talpade Mohanty, mas com o foco na obra de Anzaldúa, cuja riqueza imagética e cultural abarca referências que nos fazem pensar a fronteira como um espaço complexo, transitório e que oscila entre o liso e o estriado, entre a patrulha e o que escapa. A proposta é suscitar discussões e questionamentos sobre o que é e o que fazer desta fronteira, num sentido que transita entre o real e o imaginário.

 

AULA 3: DRA. NIVIA IVETTE NÚÑEZ DE LA PAZ (UNINI): IVONE GEBARA

A teóloga e filósofa ecofeminista que rompe silêncios!

Objetivo:

Contribuir à memória feminista, ao sentido histórico do feminismo, com o estudo da vida e trajetória da teóloga e filósofa ecofeminista Ivone Gebara.

Trabalhar a Teologia Feminista a partir da história de vida de Ivone, brasileira que, sem dúvidas, tem marcado o pensamento teológico e filosófico contemporâneo.

Destacar a História de Vida como ferramenta metodológica acadêmica feminista.

 

AULA 4:  DRA. VIVIANE BAGIOTTO BOTTON (UERJ): JULIETA PAREDES

Q’amasa Warminanaka, descolonizando o patriarco-capitalismo.

Objetivo:

Expor os principais aspectos dos argumentos da pensadora em relação a sua teoria e prática e fomentar a reflexão e o debate em torno deles.

 

AULA 5 : DRA. LIA PINHEIRO BARBOSA: EMMA CHIRIX

Mulheres indígenas, corpos, subjetividades e racismo à luz de Emma Chirix.

Objetivo:

A aula tem por objetivo apresentar uma introdução às bases teórico-metodológicas da produção intelectual da socióloga guatemalteca Emma Chirix. Outro objetivo é debater a concepção de “processo civilizatório” a partir da domesticação dos corpos das mulheres indígenas, dando ênfase às categorias corpos, subjetividades e racismo à luz do feminismo e em uma perspectiva descolonizadora.

 

INFORMAÇÕES: inscricoes@aspensadoras.com.br

Ministrantes

Lia Pinheiro Barbosa

Cintia Oliveira

Miriam Adelman

Cristiane Silveira

Bianca Barbosa Maldonado

Mediação

Bianca Barbosa Maldonado

Informação adicional

Plataforma

Google Meet e Google Classroom. Recomenda-se usar uma conta pessoal Gmail para acompanhar e acessar as plataformas.

Certificação

20h, pela Escola As Pensadoras

Importante

Esse curso é no formato assíncrona, com direito ao certificado de conclusão.

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