Descrição
FORMATO: ASSÍNCRONO
A América Latina não é só um lugar, é também um modo de vida que define perspectivas e formas de existência que durante muitos anos foram ocultadas em meio ao grande pensamento dito universal do Ocidente. Estudar nossas pensadoras latinoamericanas é dar visibilidade a pessoas e a um conjunto de teorias silenciadas, mas também é pensar sobre nós mesmas, sobre nossa formação como “mulheres do terceiro mundo”, nossa herança e a colonialidade que nos formou. Estudar as pensadoras latinoamericanas é pensar sobre e desde nossos lugares e também nossos não-lugares e é inserir este pensar nas linhas que contam a história das ideias mundial.
Ministrantes

Ania Pupo Vega

Claudia Regina Nichnig

Adriana Madeira Coutinho
Aline Lúcia Nogueira Medeiros
Luana Kimberly Almeida
Regina Sanches
Aula 1: As contribuições de Yuderkys Espinosa Minõso para o feminismo decolonial
Dra. Morgani Guzzo
Objetivos:
1) Localizar o pensamento de Yuderkys Espinosa Minõso na genealogia do pensamento feminista decolonial, suas influências, disputas mais evidentes e propostas inovadoras;
2) Aprofundar alguns dos conceitos-chave de seu pensamento, conectando a crítica feminista decolonial à sua experiência enquanto mulher afro-caribenha lésbica.
CURRICULO LATES PROFESSORA MORGANI
Aula 2: Rita Segato e suas contribuições para os estudos de Gênero e Decoloniais
Dra. Claudia Regina Niching: Rita Segato
Objetivo Geral:
Refletir como as pesquisas e a teoria produzida por Rita Segato, tem sido debatida no Brasil, principalmente as temáticas da violência de gênero e as relações entre gênero, racismo e colonialidade.
Objetivos Específicos:
1) Reconhecer a importância das pesquisas e teorias produzidas pela antropóloga
2) Discutir os conceitos de violência de Gênero e Decolonialidade de Gênero, a partir das pesquisas realizadas no Brasil e América Latina;
3) Abordar as relações entre gênero, racismo e colonialidade, a partir da produção da autora.
Aula 3: Teresa Díaz Canals e outras vozes
Dra. Ania Pupo Vega
Objetivos:
1) Contextualizar o pensamento de Teresa Díaz Canals nos percursos dos feminismos em Cuba.
2) Colocar outras vozes feministas da Cuba contemporânea.
3) Aprofundar nas contribuições do seu pensamento e nos vínculos com o pensamento feminista latino-americano.
CURRICULO LATES PROFESSORA ANIA
Aula 4: “Feminismo não é Disneylândia”
Dranda. Drica Madeira
Objetivos:
1) Conhecer sua trajetória (vida e obra)
2) Dialogar sobre espaços historicamente distanciados, como as comunidades periféricas e as universidades, a valorização da produção marginal (periferia, corpos dissidentes);
3) Discutir seu posicionamento sobre o potencial da tecnologia na produção e no consumo da cultura, da criação de novas subjetividades, do ativismo feminista consubstanciando raça/etnia e classe;
CURRICULO LATES PROFESSORA DRICA
Aula 5: As contribuições de Marta Lamas aos estudos de gênero na América Latina.
Dranda. Mayra Jocelin Martínez Martínez
Objetivos:
1) Conhecer a vida e a obra de Marta Lamas
2) Discutir os principais conceitos propostos como categorias de análise no trabalho de Marta Lamas.
3) Conectar esses conceitos com outras experiências (e outras autoras) na América Latina.