Equidade de Gênero na Escola, na Família, na Comunidade e na Sociedade em Geral

R$ 130,00

Tabela de Preços Especiais

Categoria:

Descrição

FORMATO: ASSÍNCRONO

As aulas têm por finalidade oferecer apoio e orientação às pessoas interessadas em promover a equidade de gênero na escola, na família, na comunidade e na sociedade em geral, a partir de instrumentos de auto avaliação que lhes permita o desenvolvimento de atividades didáticas, a fim de diminuir e eliminar os preconceitos de gênero e o sexismo veiculados pelos materiais didáticos, pelos manuais escolares e, sobretudo, pela sociedade. Contudo, o conteúdo não pretende ser exaustivo, sendo antes de mais nada, interativo. O transcurso das aulas se dará por uma combinação de pesquisa, de auto avaliação e de sugestões práticas, acompanhadas de fontes de informação e bibliografia. Os/as educadores/as, usarão sua criatividade e seus conhecimentos para escolher, dentre estes meios, os mais apropriados para a idade e para o nível de desenvolvimento dos/das alunos/as.

Esse curso é um dos módulos do Aperfeiçoamento Didática e Metodologia no Ensino: Uma Perspectiva Feminista. Para saber mais e se inscrever no curso completo, acesse: https://www.aspensadoras.com.br/cursos/uma-perspectiva-feminista

Ministrantes

Adriana Mattar Maamari

Professora

Adriana Mattar Maamari possui Doutorado (Doctorat d´État) em Filosofia pela Université Paris Ouest Nanterre la Défense – France (2008) e Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo – (2008). Tem Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002), Graduação em Bacharelado (1995) e Licenciatura (1996) de Filosofia pela Universidade de São Paulo, e Graduação em Bacharelado de Ciências Sociais (1991) pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Atualmente exerce o cargo de Professora Efetiva, com Dedicação Exclusiva, na Universidade Federal de São Carlos, atuando no Ensino de Graduação junto ao Curso de Licenciatura de Filosofia e na Pós-Graduação junto ao Programa de Educação. É membro de três conselhos editoriais: do periódico Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação da Universidade de Brasília DF (ISSN 16798785); do periódico Fermentario da Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la República, Montevideo, Uruguay (ISSN 16886151); da Coleção Filosofia e Ensino da Editora UNIJUí RS. Tem experiência nas áreas de Filosofia e de Educação, com ênfase em Ética e Filosofia Política, Teoria Política, Direitos Humanos, Ensino de Filosofia, Formação de Professores, Epistemologia e Estética. Atualmente coordena o grupo de pesquisa “Aspectos Éticos, Políticos, Estéticos e Epistemológicos das Teorias e Práticas Escolares ou Educacionais”; o “Laboratório de Ensino de Filosofia e Formação de Professores” (Lenfi) e o curso de Pós-Graduação em Ensino de Filosofia (Lato Sensu) da UFSCar. Atuou como pesquisadora do NEMGE (Núcleo de Estudos da Mulher e de Gênero da USP) sobre as imagens do feminino no século XVIII.

Informação adicional

Plataforma

Google Meet

Certificação

12 Horas por As Pensadoras

Carga Horária

12 horas

Realização

As Pensadoras

Importante

As aulas desse curso serão de forma assíncrona. Após conclusão você terá direito ao certificado de conclusão.

Inscreva-se para receber novidades!