Descrição
MULHERES E A REPRODUÇÃO SOCIAL DA VIDA: Debates em distintos gêneros e perspectivas feministas sobre algumas dimensões: cuidados, o trabalho doméstico e a maternidade.
Ementa Geral
O presente curso tem por objetivo discutir reprodução social, considerando os temas: cuidados, o trabalho domestico remunerado e não remunerado e a maternidade, enfatizando que tais dimensoes são parte da reprodução da vida, simbólica e material, quer em plano molar e molecular, Destaca-se o lugar de gênero em suas articulações com classe e raça/etnicidade, historicamente, questionando que aqueles temas estariam convencionalmente circunscritos à família, ao privado, ordenados por interesses patriarcais e modelados por ideologia universalizante, assim tidas aquelas dimensões como próprias da esfera naturalizada do não valor, ou ‘trabalho de mulher’. No curso enfatizam-se novas propostas, abordagens contemporâneas em distintos gêneros de conhecimento, acessando em especial autoras mulheres. Explora-se gênero acadêmico (e.g. autores da sociologia e antropologia); literário; e de ativismos. Intenta-se ilustrar mudanças epistemológicas e politico culturais sobre tais temas, como seu crescente enquadramento em criticas a modelos de desenvolvimento quer da direita quer da esquerda, avançando debates sobre os comuns e coletivismo, considerando o valor da mulher como produtora da vida (material e espiritual), em especial as racializadas e em subalternidades. Avança-se parara os debates se houve e/ou haverá a possibilidade de perspectivas matriarcais como formas de resistência.
O curso se estrutura em quatro blocos: (1) reprodução social e cuidados- debates teóricos atuais (2) O trabalho doméstico remunerado e não remunerado- a critica a teoria do valor e aportes decoloniais- e,g, Vergès e Castro ; (3)debates sobre matriarcado e sentidos da maternidade- potência ou subordinação patriarcalizada? ( revisitando Ifi Amadiume, Oyeronke Oyèwùmí e Erella Shadmi)
Recorre-se a distintos gêneros de conhecimento, com ênfase na relação sociologia e literatura e abordagens de distintas correntes feministas assim como algumas autoras afro diaspóricas e africanas .
Ministrantes

Mary Garcia Castro
Professora
Doutorado em Sociologia (University of Florida); Pós-doutorado em Sociologia (UNICAMP); e em Estudos Culturais (CUNY University of New York). Pesquisadora Sênior na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais -FLACSO-Brasil; Pesquisadora Visitante Emérita na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/PPICS/NUDERG) com bolsa da FAPERJ e professora aposentada da UFBA .Desenvolve pesquisas sobre feminismos; trabalho doméstico remunerado; reprodução social; e estudos comparativos entre autoras afrodiasporicas e norte americanas, europeias e brasileiras sobre o tema maternidades. Contato: castromg@uol.com.br
Plano de Aulas
AULA 1 – REPRODUÇÃO SOCIAL – DEBATES TEÓRICOS CONTEMPORÂNEOS
Data e horário: 13 de outubro de 2023, sexta-feira, das 18h00 às 20h30.
Algo sobre debates contemporâneos sobre Reprodução social.
AULA 2 – DEBATES CONTEMPORANEOS SOBRE CUIDADOS
Data e horário: 14 de outubro de 2023, sexta-feira, das 08h30 às 11h00.
Algo sobre debates contemporâneos sobre Cuidados.
AULA 3 DEBATE SOBRE TEORIA DO VALOR R O TRABALHO DOMESTICO REMUNERAO E NÃO REMUNERADO
Data e horário: 20 de outubro de 2023, sexta-feira, das 18h00 às 20h30.
Novas abordagens sobre o valor do trabalho doméstico não-remunerado e remunerado.
AULA 4 – POLEMICAS SOBRE O SENTIDO DA MATERNIDADE PARA AS MULHERES
Data e horário: 21 de outubro de 2023, sábado, das 08h30 às 11h00.
Polêmicas sobre o sentido da maternidade para as mulheres.
AULA 5 -PERSPECTIVAS AFRO DIASPÓRICAS E AFRICANAS SOBRE MATRIARCADO EM PERÍODO PRE INCLUSÃO COLONIAL
Data e horário: 27 de outubro de 2023, sexta-feira, das 18h00 às 20h30.
Autoras afro diaspóricas e africanas sobre matriarcado em período pré-inclusão colonial.
AULA 6 – CUIDADO , MATERNIDADE e REPRODUÇÃO DA VIDA: PROPOSTAS POR OUTROS DEVIRES E REPRESENTAÇOES NA LITERATURA E NO ATIVISMO FEMINISTA CRITICO AO CAPITALISMO
Data e horário: 28 de outubro de 2023, sábado, das 08h30 às 11h00.
Reprodução Social da Vida- Cuidado e maternidade- propostas por outros devires e representações na literatura e ativismo feminista crítico ao capitalismo.