Descrição
FORMATO: ASSÍNCRONO
“A sala de aula continua sendo o espaço que oferece as possibilidades mais
radicais na academia”, é com este pensamento de bell hooks (2013, p.23) que
tomamos inspiração para o presente curso. Nossa intenção é dar visibilidade as
mulheres que se dedicaram ao exercício filosófico no decorrer da história da filosofia e
instigar na educação básica o uso dos conceitos e teorias desenvolvidos por filósofas,
ampliando o aporte teórico de professores e professoras para além do que é
tradicionalmente abordado conceitualmente em sala de aula. Cientes de todo processo
de invisibilização da mulher na filosofia, compreendemos que a sala de aula, enquanto
lugar de múltiplas potências, é um campo fértil para disseminar o pensamento das
mulheres ao longo da filosofia.
Nessa perspectiva, abordar de modo sistemático o pensamento das filósofas é
uma das formas reconhecer a importância do pensamento filosófico feminino, criando
assim um arcabouço importante para a visibilidade das mulheres na filosofia, seja no
ensino médio ou na universidade. Ao tornar evidente o pensamento produzido por mulheres
tornamos também a filosofia um espelho para outras mulheres. Tal compromisso não é
designado apenas para professoras e pesquisadoras, os professores devem estudar as
pensadoras e ensinar sobre elas, se pretendem uma sociedade justa de fato.
Ministrantes

Débora Klippel Fofano
Lilian Escandiel Crizel
Aula 1: O percurso do feminino na história da filosofia.
Objetivos:
- Introduzir a investigação crítica sobre o lugar da mulher na história da filosofia e promover sua visibilidade através do ensino do pensamento produzido por mulheres.
- Ofertar subsídios filosóficos desenvolvidos durante séculos por mulheres para educadores e educadoras do ensino básico e demais interessados no tema.
- Promover a cultura de ensino do pensamento das mulheres nas escolas.
Aula 2: A filosofia decolonial e o pensamento das filósofas brasileiras
Objetivos:
- Ofertar subsídios filosóficos desenvolvidos durante séculos por mulheres para educadores e educadoras do ensino básico e demais interessados no tema;
- Promover a cultura de ensino do pensamento das mulheres nas escolas;
- Reforçar o debate de gênero e a necessidade de quebrar os paradigmas da educação tradicionalmente eurocêntrica e patriarcal.