Descrição
FORMATO: Assíncrono
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento muito importante para profissionais da educação, para estudantes e para a sociedade em geral. Ela tem como função primordial nortear as aprendizagens que os alunos devem desenvolver nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Em nosso curso de Didática e Metodologia no Ensino: Uma Perspectiva Feminista queremos discutir junto com os profissionais da educação como fazer para que a BNCC seja uma realidade em nossa vidas, se você quiser saber mais sobre este assunto venha participar conosco dessas rodas de conversa que fazem do nosso curso de formação continuada e complementar.
A terceira roda de conversa tratará do tema “A base nacional comum curricular – Ensino Médio: A dimensão ética”, com Profa. Ester Heuser e Profa. Adriana Dias, na sexta, 27/05/2022, das 18h30 às 20h30.
Ministrantes

Adriana Muniz Dias
Professora
Professora desde os 19 anos. Trabalhou com crianças e jovens da Educação Básica, entre 1993 e 2004. Mãe de Helouise Heuser Schorn, desde 15 de fevereiro de 1999. Graduada em Filosofia pela UNIJUÍ/RS, onde fez Mestrado em Educação nas Ciências, Área Filosofia, quando pesquisou a proposta filosófica-pedagógica de Filosofia para Crianças, de Matthew Lipman. Fez doutorado em Educação, pela UFRGS, na linha de Pesquisa “Filosofias da Diferença e Educação”, sob a orientação da Filósofa da Educação Sandra Mara Corazza, quem será referência no módulo do Curso intitulado “Metodosofia: dramatização e transcriação”. A pesquisa de doutorado foi publicada na Coleção “Filosofia e Ensino”, da Editora UNIJUÍ, sob o título Pensar em Deleuze: violência e empirismo no Ensino de Filosofia. Desde 2009 trabalha na Licenciatura em Filosofia, da UNIOESTE/PR, onde também ensina, pesquisa e orienta na Pós-graduação, na Linha de Pesquisa “Ética e Filosofia Política”. É vice-coordenadora da Rede de Pesquisa Escrileituras da diferença em filosofia-educação. Até outubro de 2022 realiza estágio de pós-doutorado na Universidade de Buenos Aires, com o Projeto de Pesquisa “Deleuze y el método de dramatización: potencias para la enseñanza de la Filosofía”. Realizadora de dois Projetos áudio-fônicos, com literatura e filosofia, para experimentar “O que pode a voz?”.

Ester Maria Dreher Heuser
Professora
Professora desde os 19 anos. Trabalhou com crianças e jovens da Educação Básica, entre 1993 e 2004. Mãe de Helouise Heuser Schorn, desde 15 de fevereiro de 1999. Graduada em Filosofia pela UNIJUÍ/RS, onde fez Mestrado em Educação nas Ciências, Área Filosofia, quando pesquisou a proposta filosófica-pedagógica de Filosofia para Crianças, de Matthew Lipman. Fez doutorado em Educação, pela UFRGS, na linha de Pesquisa “Filosofias da Diferença e Educação”, sob a orientação da Filósofa da Educação Sandra Mara Corazza, quem será referência no módulo do Curso intitulado “Metodosofia: dramatização e transcriação”. A pesquisa de doutorado foi publicada na Coleção “Filosofia e Ensino”, da Editora UNIJUÍ, sob o título Pensar em Deleuze: violência e empirismo no Ensino de Filosofia. Desde 2009 trabalha na Licenciatura em Filosofia, da UNIOESTE/PR, onde também ensina, pesquisa e orienta na Pós-graduação, na Linha de Pesquisa “Ética e Filosofia Política”. É vice-coordenadora da Rede de Pesquisa Escrileituras da diferença em filosofia-educação. Até outubro de 2022 realiza estágio de pós-doutorado na Universidade de Buenos Aires, com o Projeto de Pesquisa “Deleuze y el método de dramatización: potencias para la enseñanza de la Filosofía”. Realizadora de dois Projetos áudio-fônicos, com literatura e filosofia, para experimentar “O que pode a voz?”.