UMA PERSPECTIVA FEMINISTA

R$ 130,00 / mês em 10 meses. com teste gratuito por 30 dias e uma taxa de inscrição de R$ 260,00

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Categoria:

Descrição

FORMATO: Assíncrono

APRESENTAÇÃO:

O curso de Didática e Metodologia no Ensino – UMA PERSPECTIVA FEMINISTA foi desenvolvido com o objetivo de problematizar os conceitos de “método” e “didática” para além das proposições tradicionais de ensino. O “sujeito” das ciências foi fundamentado a partir de teorias majoritariamente masculinas; além disso, estamos inseridos em um contexto diferenciado daquele através do qual se pensou justificar as melhores técnicas de ensino, cujo processo envolve a performatividade do educador, juntamente com o desenvolvimento de métodos que possam dialogar com as diferentes realidades dos estudantes. Partindo do pressuposto de que se torna inviável fundamentar o currículo educacional em moldes tradicionais (ou sempre repetidos) [de maneira anacrônica], tem-se com este curso a pretensão de reinterpretar teorias da aprendizagem e de ensino através da ótica das teorias feministas, associando tradição e renovação. Como bem observa Hannah Arendt, “a crise de autoridade na educação está intimamente ligada com a crise da nossa atitude face a tudo o que é passado. Para o educador, este aspecto é especialmente difícil uma vez que é a ele que compete estabelecer a mediação entre o antigo e o novo, razão pela qual a sua profissão exige de si um extraordinário respeito pelo passado” (ARENDT, A crise na educação, p. 12). Desta forma, abordaremos as críticas feministas no que diz respeito a um posicionamento pós-estruturalista em relação ao saber, pois a linguagem utilizada em  aula parece, frequentemente, reproduzir uma distinção sexista. Com isso surge o desafio de repensarmos a prática docente, de forma a que possamos situar e representar todos os indivíduos do ensino, apesar de sua classe, raça, gênero e os demais contextos que abarcam a pluralidade humana. Acreditamos que o curso será uma ótima oportunidade, tanto para aqueles profissionais da educação que buscam por um aperfeiçoamento que dialogue com as mudanças contemporâneas da realidade escolar e a teoria feminista, como também para os futuros profissionais que tenham interesse em ampliar seu horizonte de possibilidades metodológicas. Por isso, convidamos a todas e todos a fazer parte da reinvenção pedagógica do saber.

Pré-Requisito: É de extrema importância para o desenvolvimento das aulas, que as cursistas leiam a bibliografia básica do curso. Autoras sugeridas: Hannah Arendt, Laura Gracie, Laura Goulart, Guacira Lopes Louro, Bell Hooks, Sandra Corazza e Sueli Carneiro. 

Programação:

  • Serão 6 módulos entre fevereiro e dezembro de 2022;

  • 01 palestra no primeiro semestre de 2022;

  • A cada duas disciplinas ocorrerá um seminário integrador, apresentando resultados com propostas pedagógicas;

  • No encerramento do curso propomos uma apresentação final de trabalhos referentes ao curso completo, de forma que as cursistas possam apresentar projetos de posologia entre prática e teoria.

A ementa completa você terá acesso após confirmação da matrícula.

Ministrantes

Adriana Mattar Maamari

Professora

Professora desde os 19 anos. Trabalhou com crianças e jovens da Educação Básica, entre 1993 e 2004. Mãe de Helouise Heuser Schorn, desde 15 de fevereiro de 1999. Graduada em Filosofia pela UNIJUÍ/RS, onde fez Mestrado em Educação nas Ciências, Área Filosofia, quando pesquisou a proposta filosófica-pedagógica de Filosofia para Crianças, de Matthew Lipman. Fez doutorado em Educação, pela UFRGS, na linha de Pesquisa “Filosofias da Diferença e Educação”, sob a orientação da Filósofa da Educação Sandra Mara Corazza, quem será referência no módulo do Curso intitulado “Metodosofia: dramatização e transcriação”. A pesquisa de doutorado foi publicada na Coleção “Filosofia e Ensino”, da Editora UNIJUÍ, sob o título Pensar em Deleuze: violência e empirismo no Ensino de Filosofia. Desde 2009 trabalha na Licenciatura em Filosofia, da UNIOESTE/PR, onde também ensina, pesquisa e orienta na Pós-graduação, na Linha de Pesquisa “Ética e Filosofia Política”. É vice-coordenadora da Rede de Pesquisa Escrileituras da diferença em filosofia-educação. Até outubro de 2022 realiza estágio de pós-doutorado na Universidade de Buenos Aires, com o Projeto de Pesquisa “Deleuze y el método de dramatización: potencias para la enseñanza de la Filosofía”. Realizadora de dois Projetos áudio-fônicos, com literatura e filosofia, para experimentar “O que pode a voz?”.

Alice de Carvalho Lino Lecci

Professora

Professora desde os 19 anos. Trabalhou com crianças e jovens da Educação Básica, entre 1993 e 2004. Mãe de Helouise Heuser Schorn, desde 15 de fevereiro de 1999. Graduada em Filosofia pela UNIJUÍ/RS, onde fez Mestrado em Educação nas Ciências, Área Filosofia, quando pesquisou a proposta filosófica-pedagógica de Filosofia para Crianças, de Matthew Lipman. Fez doutorado em Educação, pela UFRGS, na linha de Pesquisa “Filosofias da Diferença e Educação”, sob a orientação da Filósofa da Educação Sandra Mara Corazza, quem será referência no módulo do Curso intitulado “Metodosofia: dramatização e transcriação”. A pesquisa de doutorado foi publicada na Coleção “Filosofia e Ensino”, da Editora UNIJUÍ, sob o título Pensar em Deleuze: violência e empirismo no Ensino de Filosofia. Desde 2009 trabalha na Licenciatura em Filosofia, da UNIOESTE/PR, onde também ensina, pesquisa e orienta na Pós-graduação, na Linha de Pesquisa “Ética e Filosofia Política”. É vice-coordenadora da Rede de Pesquisa Escrileituras da diferença em filosofia-educação. Até outubro de 2022 realiza estágio de pós-doutorado na Universidade de Buenos Aires, com o Projeto de Pesquisa “Deleuze y el método de dramatización: potencias para la enseñanza de la Filosofía”. Realizadora de dois Projetos áudio-fônicos, com literatura e filosofia, para experimentar “O que pode a voz?”.

Lourença Santiago Ribeiro

Professora

Professora desde os 19 anos. Trabalhou com crianças e jovens da Educação Básica, entre 1993 e 2004. Mãe de Helouise Heuser Schorn, desde 15 de fevereiro de 1999. Graduada em Filosofia pela UNIJUÍ/RS, onde fez Mestrado em Educação nas Ciências, Área Filosofia, quando pesquisou a proposta filosófica-pedagógica de Filosofia para Crianças, de Matthew Lipman. Fez doutorado em Educação, pela UFRGS, na linha de Pesquisa “Filosofias da Diferença e Educação”, sob a orientação da Filósofa da Educação Sandra Mara Corazza, quem será referência no módulo do Curso intitulado “Metodosofia: dramatização e transcriação”. A pesquisa de doutorado foi publicada na Coleção “Filosofia e Ensino”, da Editora UNIJUÍ, sob o título Pensar em Deleuze: violência e empirismo no Ensino de Filosofia. Desde 2009 trabalha na Licenciatura em Filosofia, da UNIOESTE/PR, onde também ensina, pesquisa e orienta na Pós-graduação, na Linha de Pesquisa “Ética e Filosofia Política”. É vice-coordenadora da Rede de Pesquisa Escrileituras da diferença em filosofia-educação. Até outubro de 2022 realiza estágio de pós-doutorado na Universidade de Buenos Aires, com o Projeto de Pesquisa “Deleuze y el método de dramatización: potencias para la enseñanza de la Filosofía”. Realizadora de dois Projetos áudio-fônicos, com literatura e filosofia, para experimentar “O que pode a voz?”.

Elisete Medianeira Tomazetti

Professora

Professora desde os 19 anos. Trabalhou com crianças e jovens da Educação Básica, entre 1993 e 2004. Mãe de Helouise Heuser Schorn, desde 15 de fevereiro de 1999. Graduada em Filosofia pela UNIJUÍ/RS, onde fez Mestrado em Educação nas Ciências, Área Filosofia, quando pesquisou a proposta filosófica-pedagógica de Filosofia para Crianças, de Matthew Lipman. Fez doutorado em Educação, pela UFRGS, na linha de Pesquisa “Filosofias da Diferença e Educação”, sob a orientação da Filósofa da Educação Sandra Mara Corazza, quem será referência no módulo do Curso intitulado “Metodosofia: dramatização e transcriação”. A pesquisa de doutorado foi publicada na Coleção “Filosofia e Ensino”, da Editora UNIJUÍ, sob o título Pensar em Deleuze: violência e empirismo no Ensino de Filosofia. Desde 2009 trabalha na Licenciatura em Filosofia, da UNIOESTE/PR, onde também ensina, pesquisa e orienta na Pós-graduação, na Linha de Pesquisa “Ética e Filosofia Política”. É vice-coordenadora da Rede de Pesquisa Escrileituras da diferença em filosofia-educação. Até outubro de 2022 realiza estágio de pós-doutorado na Universidade de Buenos Aires, com o Projeto de Pesquisa “Deleuze y el método de dramatización: potencias para la enseñanza de la Filosofía”. Realizadora de dois Projetos áudio-fônicos, com literatura e filosofia, para experimentar “O que pode a voz?”.

Ester Maria Dreher Heuser

Professora

Professora desde os 19 anos. Trabalhou com crianças e jovens da Educação Básica, entre 1993 e 2004. Mãe de Helouise Heuser Schorn, desde 15 de fevereiro de 1999. Graduada em Filosofia pela UNIJUÍ/RS, onde fez Mestrado em Educação nas Ciências, Área Filosofia, quando pesquisou a proposta filosófica-pedagógica de Filosofia para Crianças, de Matthew Lipman. Fez doutorado em Educação, pela UFRGS, na linha de Pesquisa “Filosofias da Diferença e Educação”, sob a orientação da Filósofa da Educação Sandra Mara Corazza, quem será referência no módulo do Curso intitulado “Metodosofia: dramatização e transcriação”. A pesquisa de doutorado foi publicada na Coleção “Filosofia e Ensino”, da Editora UNIJUÍ, sob o título Pensar em Deleuze: violência e empirismo no Ensino de Filosofia. Desde 2009 trabalha na Licenciatura em Filosofia, da UNIOESTE/PR, onde também ensina, pesquisa e orienta na Pós-graduação, na Linha de Pesquisa “Ética e Filosofia Política”. É vice-coordenadora da Rede de Pesquisa Escrileituras da diferença em filosofia-educação. Até outubro de 2022 realiza estágio de pós-doutorado na Universidade de Buenos Aires, com o Projeto de Pesquisa “Deleuze y el método de dramatización: potencias para la enseñanza de la Filosofía”. Realizadora de dois Projetos áudio-fônicos, com literatura e filosofia, para experimentar “O que pode a voz?”.

Módulo 1: Filosofia para crianças: por uma educação investigativa com a Professora Mestra Beatrís da Silva Seus. 

O objetivo deste módulo é de problematizar a distinção entre ensinar Filosofia e fazer Filosofia, buscando situar a referente disciplina enquanto uma ferramenta de caráter transversal para as demais áreas do saber. Além disso, consideramos de extrema importância repensarmos o diálogo entre “ensinar” e “educar”, adotando um posicionamento construtivista em relação ao referencial teórico que Matthew Lipman chama de “romance filosófico”. Acreditamos ser possível desenvolver valores éticos e morais – por exemplo –, a partir da leitura e debate de textos desenvolvidos especificamente para crianças e jovens. Nosso módulo irá adotar a perspectiva feminista em dois momentos: I) na tentativa de desenvolvermos um diálogo sobre questões de gênero para o público infantil, e II) na fundamentação do conceito de “literatura metafísica” desenvolvido por Simone de Beauvoir.

CURRÍCULO LATTES PROFESSORA BEATRÍS

Módulo 2: Didática, professoras e modos de ensinar filosofia com a Professora Dra. Elisete Medianeira Tomazetti. 

Este módulo tem como um de seus objetivos recuperar criticamente o modo como a didática compôs a formação de professoras e professores de filosofia desde os primeiros cursos de licenciatura, no contexto de emergência da universidade brasileira: centralidade na aprendizagem da filosofia e secundarização do saber e da disciplina didática. A didática atribuída como o ofício de mulheres do campo da educação constituiu-se como enunciado orientador de práticas formativas ainda vigentes. Com tal constatação perguntamos: que didáticas, marcadas por esta questão de gênero, foram criadas e legitimadas? Que modos de ensinar e aprender filosofia foram por tais didáticas sustentados? O que podemos pensar acerca de uma perspectiva feminista a orientar a construção de didáticas da filosofia no contexto brasileiro atual? Tais questões orientarão o desenvolvimento do módulo e darão margem a outras mais, porque não se trata de obter respostas, mas sermos provocados a pensar o que, talvez, ainda não pensamos ou pensamos, mas não demos a elas a visibilidade necessária.

CURRÍCULO LATTES PROFESSORA ELISETE

Módulo 3: Ensino da estética e da crítica de arte no enfrentamento ao racismo e ao sexismo com a Professora Dra. Alice Lecci.

No decorrer das aulas, pretende-se apresentar uma exposição teórica, nos termos da Estética e da Crítica de arte, sobre os modos próprios de enunciação da arte, no que se referem à expressão das subjetividades das artistas. Estas vêm à tona mediadas pelas linguagens artísticas, que, por sua vez, podem conformar as violências racistas e sexistas, que permeiam os corpos femininos negros e indígenas. Nesse sentido, discutem-se também as possibilidades de recepções de determinadas obras, considerando que a experiência estética vivenciada diante destas podem suscitar sentimentos diversos e consequentemente ocasionar alguma reflexão sobre os temas evocados. Há também o propósito de discorrer sobre certas obras, principalmente, de artistas indígenas e negras a fim de proporcionar o exercício de uma análise formal e simbólica das mesmas, no que tange ao enfrentamento do racismo e do sexismo.

CURRÍCULO LATTES PROFESSORA ALICE

Módulo 4: Metodosofia: dramatização e transcriação no ensino de Filosofia com a Professora Dra. Ester Maria Dreher Heuser. 

Propõe-se a pensar a docência filosófica de uma perspectiva autoral e a Aula como espaço-tempo especial. Problematiza as funções docente e tradutória lado a lado, como imprescindíveis para que o pensamento filosófico se mantenha vivo e funcione em Aula, este espaço-tempo em que a transcriação da herança recebida é compartilhada no encontro com as novas gerações. Para tanto, ocupa-se das seguintes questões: como inventamos uma Aula, um curso? O que investigamos, lemos e escrevemos para essa invenção? Quais são os meios e os materiais que usamos para inventar? Quais bagagem, herança e tradição as Aulas carregam? O que nos força pensar, escolher textos, afastarmo-nos de outros, buscar distintas companhias para chegar ao ponto de dizer: “eis minha Aula”? Por quais encontros nas Aulas somos responsáveis? Quais são os dramas que se aninham sob o logos da aula? Como dramatizamos a pesquisa-docência? Afinal, o que e como transcriamos ao pesquisar para chegar a inventar uma aula? Tem como referências a filosofia de Deleuze e seu Método de Dramatização, a Didática da Transcriação de Haroldo de Campos e o Metodosofia de Sandra Corazza, que aponta direções e orientações imbuídas de uma liberdade imanente, em face da universalidade, implicadas, como estão, com procedimentos a serem inventados a partir daquilo que o sufixo sofia supõe, a saber: um tipo de sabedoria plena de afectos e perceptos, literatura e arte, ciência e filosofia.

CURRÍCULO LATTES PROFESSORA ESTER

Módulo 5: Equidade de gênero na escola, na família, na comunidade e na sociedade em geral com a Professora Dra. Adriana Mattar Maamari.

As aulas têm por finalidade oferecer apoio e orientação às pessoas interessadas em promover a equidade de gênero na escola, na família, na comunidade e na sociedade em geral, a partir de instrumentos de auto avaliação que lhes permita o desenvolvimento de atividades didáticas, a fim de diminuir e eliminar os preconceitos de gênero e o sexismo veiculados pelos materiais didáticos, pelos manuais escolares e, sobretudo, pela sociedade. Contudo, o conteúdo não pretende ser exaustivo, sendo antes de mais nada, interativo. O transcurso das aulas se dará por uma combinação de pesquisa, de auto avaliação e de sugestões práticas, acompanhadas de fontes de informação e bibliografia. Os/as educadores/as, usarão sua criatividade e seus conhecimentos para escolher, dentre estes meios, os mais apropriados para a idade e para o nível de desenvolvimento dos/das alunos/as. 

CURRÍCULO LATTES PROFESSORA ADRIANA

Informação adicional

Plataforma

Google Meet. Recomenda-se usar um e-mail do Gmail para acompanhar as aulas.

Certificação

80 horas pela Instituição As Pensadoras

Carga Horária

80 horas

Realização

As Pensadoras

Importante

As aulas desse curso serão de forma assíncrona. Após conclusão você terá direito ao certificado de conclusão.

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