fbpx

Juana Inês, This Bridge We Call Home e El eterno feminino

Nosso Pensadoras Latinoamericanas indica está mais que especial!

A professora Miriam Adelman, que ministrou a aula sobre Rosário Castellanos nos indicou a série “Juana Inês” (que estava disponível no Netflix). Dirigida por Patricia Arriaga Jordán, série de televisão mexicana conta a história de Juana Inês, uma freira, escritora, poeta autodidata, que questionou os dogmas religiosos do México colonial do século XVII e fora ameaçada à fogueira pela Inquisição.

Miriam também indicou a peça de teatro El eterno feminino, da poetisa, narradora e autora mexicana Rosário Catellanos. Nesta narrativa, a ironia e a caricatura da mulher mexicana denuncia o sexismo e a cultura machista no país.

CASTELLANOS, Rosário. El eterno feminino. Cidade do México: Fondo Cultura económica (FCE), 2003.

Nossa terceira e última dica desse post é a do livro This Bridge We Call Home: Radical Visions for Transformation, organizado por Gloria Anzandúa e indicado pela professora Marina Costin Fuser, que ministra a aula aula sobre a pensadora chicana. Esta coleção nos desafia a imaginar novas formas de prática comunitária e de consciência feminista. Com diferentes formatos textuais, o livro oferece um panorama crítico sobre as questões sociais do século XXI, enquanto explora questões prementes a um feminismo de terceira onda.

ANZANDÚA, Gloria (org.). This Bridge We Call Home: Radical Visions for Transformation. Londres: Psychology Press, 2002.