fbpx

Quem somos?

Nascemos, inicialmente, apenas como Escola, mas, naturalmente, vimos que queríamos e poderíamos muito mais! Então nos tornamos:

AS PENSADORAS
– ESCOLA, COMUNIDADE
E EDITORA.

Introdução

Somos um espaço destinado a todas as pessoas interessadas em construir conhecimento e formas de se relacionar a partir de um ponto de vista feminista, libertador e coletivo. Temos o compromisso de contribuir com a busca por políticas igualitárias e justas, que sejam de fato democráticas e pluralistas.

Pensar, idealizar, buscar e lutar por um mundo mais justo e diverso para todas, todes e todos, sem opressões sexistas,  é o eixo que guia o trabalho da Instituição As Pensadoras – Escola, Livraria e Comunidade, uma instituição que desenvolve e promove uma educação feminista com formação  sobre feminismos, como um passo fundamental para a redução das desigualdades sociais tendo como referência o pensamento de grandes pensadoras, da antiguidade até a contemporaneidade.

Somos uma instituição coletiva que dialoga  com pensadoras brasileiras e latino-americanas para promover uma nova realidade. Queremos transformar o mundo, mas primeiro transformamos nós mesmas e nossas colaboradoras, nos tornando multiplicadoras de um conhecimento plural e acessível.

Lutamos pela equidade entre todas, todes e todos a partir de uma preocupação com o bem-estar individual e coletivo das mulheres, garantindo a visibilidade de todo marcador social.

As Pensadoras reúne e representa mulheres negras, indígenas, brancas, amarelas e de diversas etnias que se apoiam mutuamente. Da mesma forma que não defendemos uma só definição de “feminismo” e consequentemente de um “sujeito do feminismo”, acreditamos que o patriarcado não representa uma categoria única: cada mulher, de acordo com as suas subjetividades, sofre uma forma de violência específica.

Oferecemos formação e estudo acerca do pensamento de mulheres intelectuais, que em sua prática é apresentado e elaborado por professoras das mais variadas instituições de ensino e variados  lugares. O nosso desejo é por uma sociedade melhor que inclua as mulheres e que dê visibilidade para teóricas, pesquisadoras e professoras tantas vezes esquecidas e desconhecidas na educação / academia / formação educacional.

As Pensadoras lutam pelo fim da violência sistemática contra as mulheres, acreditamos que é possível promover um despertar feminista que contribua no combate ao feminicídio promovido, principalmente, por uma orientação machista.

Ofertamos cursos, debates, workshops, conteúdos e livros que visam uma formação humana feminista, para que todas as mulheres e homens, sejam elas cis ou trans, possam se realizar socialmente e pessoalmente. Nossas atividades com pautas teóricas e práticas buscam ter algo em comum com nossas participantes, para ampliar ainda mais a bibliografia e área de atuação de pessoas de diversas faixas etárias, níveis sociais e intelectuais.

Nosso Conceito 

O conceito d´As Pensadoras é pautado pelos princípios de sororidade, participação e humanidade. A palavra Sororidade vem do latim “soror”, que significa irmã. “Sororidade” é, portanto, “irmandade”, mas, na nossa prática, significa muito mais que isso!

Visamos também a ética do cuidado, que implica no entendimento, na análise e na correção da maneira como as discussões de gênero podem ser associadas às questões do cotidiano da sociedade, buscando combater as desigualdades de gênero e opressões que surgem das constatações realizadas a partir do estudo das pautas feministas.

Portanto, acreditamos que faz-se necessário incentivar o estudo do pensamento de mulheres através da ética do cuidado, de forma a respeitar as subjetividades, lembrando que somos integrantes coexistentes de uma sociedade democrática. De acordo com o fio condutor reflexivo e filosófico do ponto de vista feminista, As Pensadoras pretende dialogar com as diversas esferas público-sociais, cuja autenticidade e criatividade possam ser constantemente instigadas.

Nossa História 

Ou por onde tudo começou.

A Escola As Pensadoras foi a primeira frente de atuação da Instituição a nascer, em 2020. Por meio de uma parceria com a Rede de Mulheres Filósofas do Brasil, foi realizado o curso Introdução ao Feminismo. A capacitação propôs uma investigação acerca dos diferentes feminismos existentes e contou com o interesse de três mil pessoas.

Com o sucesso do curso, outra formação foi ofertada: As Pensadoras 1ª edição. Mais um sucesso de inscrições, o que demonstrou uma expressiva curiosidade pela temática.

 A proposta se expandiu e, em Março de 2020, veio a ideia de criar um espaço para o estudo das ideias de mulheres desconhecidas no campo teórico. A escola nasceu no contexto da pandemia de COVID-19, momento de uma instabilidade social em que as mulheres eram as mais desfavorecidas e precisavam lutar pelos seus direitos.

Constatou-se a necessidade de ofertar cursos online, em que o estudo e o debate de ideias e as produções de mulheres, as quais tradicionalmente foram invisibilizadas pela cultura patriarcal, fossem disponibilizados para mais pessoas, com um fácil acesso. As Pensadoras se estabeleceu como uma escola estruturada de maneira virtual, visando a formação a partir de uma perspectiva feminista de cunho pluralista, interdisciplinar e comunitário.E desde então vários cursos (criar hiperlink para a página dos cursos) sobre os diversos tipos de feminismo são oferecidos rotineiramente pela Escola.

A escola

A Escola As Pensadoras tem como objetivo fornecer formação feminista e estudo do pensamento de mulheres guiados por mulheres intelectuais, mediante cursos de formação complementar e com certificação própria.

Apresentamos uma agenda democrática com cursos de curta, média e longa duração, oferecendo um currículo de concepção emancipadora, feminista e plural.

Cada curso e minicurso é previamente preparado a partir de uma ementa pedagógica que abrange informações como descrição das aulas, objetivos, metodologia própria e bibliografia específica.

Nossas diretrizes pedagógicas estruturam-se a partir de três pontos:

I) A luta contra a primazia econômica capitalista;

II) A luta pelo fim da estrutura patriarcal, misógina, sexista e racista;

III) O diálogo crítico  e amoroso com as questões atuais dos diferentes feminismos e estudos com mulheres;

IV) O antiracismo institucionalizado e/ou implícito nos discursos sociais e recortes bibliográficos da teoria filosófica e pedagógica do pensamento.

Apostamos numa educação antirracista para a promoção da diversidade étnica e racial por meio das contribuições de autoras negras, indígenas e latino-americanas que se propõem a romper com a hegemonia branca eurocêntrica das formas de pensar a sociedade.

A partir de uma pedagogia feminista – interdisciplinar e horizontal – As Pensadoras valorizam a formação autônoma e reflexiva. A agenda da escola é composta de cursos de curta, média e longa duração, buscando uma compreensão do mundo e da sociedade através do ponto de vista da teoria do conhecimento.

A sustentabilidade da Instituição As Pensadoras é alicerçada exclusivamente pela adesão das cursistas aos planos de associação, aos cursos, minicursos e oficinas ofertados. São produtos com valores acessíveis, possibilitando o ingresso de diferentes grupos sociais econômicos.

Fórum D’AS Pensadoras

Como uma das maneiras de incentivar a troca de saberes, bem como, a divulgação de conhecimento produzido por e para mulheres da escola nasceu o Fórum As Pensadoras. Neste espaço, busca-se oportunizar a expressão da criticidade, a valorização de experiências e trajetórias, dar visibilidade, conhecer processos criativos, fomentar espaços interativos e interdisciplinares de escuta, reflexões teóricas, expressões em diferentes linguagens e partilhas afetuosas. É um encontro entre pessoas, na maioria mulheres, que participaram das atividades da escola durante todo o ano, de todo o Brasil. Ele celebra o fim de uma jornada de estudos. A comunidade pode apresentar suas produções na temática feminista, fortalecendo e dissipando ainda mais o conhecimento de mulheres. O Fórum das Pensadoras acontece uma vez por ano e sempre com temáticas discutidas e indicadas pelas mulheres.

A comunidade

Reunindo e unindo na diferença. Promovendo a sororidade e conhecimento.

As Pensadoras é uma instituição alicerçada na união entre teoria e prática, e não abre mão de um diálogo interdisciplinar e comunitário. A comunidade foi fundada como um local onde todas as colaboradoras unem-se em prol de um objetivo comum: combater a desigualdade de gênero.

O espaço foi criado por meio de encontros e experiências d’As Pensadoras, que nasceu do anseio de um grupo de mulheres de transformar a realidade de outras tantas por meio da disseminação democrática do conhecimento.

Abraçadas por muitas pessoas que compartilham das mesmas lutas, a comunidade caracteriza-se como um espaço para ampliar o alcance das ações em prol da transformação do mundo pela redução da histórica hegemonia masculina.

O ambiente construtivo e a experiência investigativa que As Pensadoras oferecem são pautados por uma preocupação afetiva de criação de laços entre as colaboradoras e cursistas. Nosso desejo desde o início foi colocar mulheres em contato umas com as outras para troca de experiências e vivências.

Comumente, nas concepções androcêntricas predominantes no ocidente, promoveu-se a visão de que há uma separação entre teoria e prática, que tem sido baseada sobretudo, em uma estrutura de pensamento que sustenta um sujeito universal do conhecimento. Em nossa comunidade não há essas divisões entendemos que a força vem da junção de todos os espaços em prol de um objetivo comum.

As associadas da comunidade contribuem mensalmente para a sustentabilidade financeira da As Pensadoras, financiando as despesas administrativas, corpo docente e equipe d’As Pensadoras e com isso também acessam todo conteúdo e livraria da Instituição. Lançam seus livros, participam de atividades exclusivas e são as próprias professoras formadoras da Instituição. 

Para fazer parte da comunidade é necessário se associar em algum dos três planos:

·        Rosa Luxemburgo

·        Violeta Parra

·        Margarida Alves.

Quem se associa tem a direito a vários benefícios, como clipping de notícias semanal sobre mulheres e feminismo, revista As Pensadoras, e de acordo com o plano até acesso gratuito a todos cursos. 

Editora e Livraria

Semeando e divulgando as ideias e os pensamentos das mulheres.

Ainda em 2020, criamos a Editora As Pensadoras, com o objetivo de inserir no mercado editorial independente e nas discussões intelectuais a produção teórica de mulheres e, também, registrar o conhecimento construído na Escola, com o intuito de ampliar o espaço para publicações produzidas por mulheres e democratizar o acesso às produções.

A editora independente surgiu com o projeto de abertura a Coleção As Pensadoras. O primeiro volume a ser lançado apresenta a análise de dez autoras e seus trabalhos. A obra traz o pensamento de diversas mulheres que formam o que compreendemos por cânone filosófico e cultural dos feminismos.

O nome “As Pensadoras” surge como uma resposta à coleção “Os Pensadores” que pretendeu ser uma coletânea das principais ideias da história do ocidente, porém não apresentou nenhuma teórica mulher, nenhuma pensadora. Portanto entendemos que se trata de justiça epistêmica com as mulheres, todas que foram e são invisibilizadas. 

A Editora As Pensadoras também procura contribuir para a ressignificação do papel social das mulheres, incluindo outras autoras, leitoras, distribuidoras e livrarias. Além de estar alinhada ao mercado editorial independente e apoiar a propriedade intelectual justa.

Atualmente, nossa iniciativa conta também com uma livraria que atua em colaboração com outras editoras, distribuidoras e livrarias. A Livraria As Pensadoras é estruturada com livros de autoras mulheres, em sua grande parte feministas, que trazem formação intelectual e complementares aos cursos realizados pela escola.

Nosso compromisso com a difusão do conhecimento coloca nossa livraria dentro da ação de sororidade com títulos que quando adquiridos são revertidos em bolsas para a participação em cursos, minicursos e/ou oficinas através de uma lista de inscrições que mantemos no site.

Vem com a gente, vem ser uma PENSADORA!

Nossa equipe

Nossa equipe é constituída por mulheres com variados vínculos em diversas instituições por todo o território nacional, de diferentes faixas etárias e área de estudo.

RITA DE CÁSSIA MACHADO

Coordenadora do Projeto

Idealizadora e coordenadora do projeto As Pensadoras. Professora de Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no campus Tefé. É Sub-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação em Tefé (PPGED/UEA). Também é membro da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. Tem diversas produções nos Estudos Feministas, Mulheres e Educação e na Filosofia Feminista. 

@cassiafilo

PAULA JOANA

Administrativa

Formada pela Unisinos em Administração e Especialização em Gestão de Pessoas pela Ulbra. Nos últimos 17 anos atuei no meio corporativo com Gestão de Pessoas, com foco na igualdade de gênero, diversidade e inclusão. Agora em 2023 o Hobby da fotografia se torna minha profissão. 

@‌paulajoana.fotografia

LARISSA MUNDIM

Editora

Escritora, editora e jornalista graduada pela UFG, com pós-graduação em Arte Contemporânea pela mesma instituição. Idealizadora da e-centrica.org (2015), fundadora da Casa da Cultura Digital (2003) e da NegaLilu Editora (2013). Atualmente, integra a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania. Tem quatro livros publicados: Sem Palavras (2013), Agora eu te amo (2014), Operação Kamikaze (2015) e faz rs (2016). Pela NegaLilu Editora, é responsável pela coordenação editorial de mais de 30 livros, em formato físico e eletrônico.

NINA CARNIEL

Assessora Comercial

Formada em Administração de Empresas pela PUC-RS tem especialização em Finanças pela FGV. Trabalhou em uma ONG francesa na índia, pós-tsunami, atuando principalmente no apoio às mulheres provedoras. Fundou uma cadeia de lojas em Brasília, importando peças da Índia e vendendo-as no Brasil. E também teve um empreendimento em alimentação natural. 

@ninacarniel