fbpx

As Pensadoras em Sororidade, laços entre mulheres

O grande propósito da Escola As Pensadoras é oportunizar a formação intelectual complementar para o maior número de mulheres. Nessa perspectiva, a Escola desenvolveu o Projeto Sororidade.

A palavra sororidade vem do latim: soror, que quer dizer irmã, ou seja, sororidade é irmandade. Para a Escola, esse apoio entre mulheres vai da teoria para a prática. Lançado ainda em 2020, o Projeto destinou parte dos valores de seus cursos ao apoio a entidades que realizam ações sociais para mulheres e avançou no sentido de ampliar a participação de mulheres na escola.

Por meio de taxas afirmativas, o Projeto busca facilitar o acesso de mulheres negras, indígenas, trans e de classes populares aos cursos. Essa ação se dá por meio de descontos e pela oferta de bolsas a coletivos feministas. 

No âmbito do projeto são firmadas parcerias com sindicatos, associações, cooperativas, institutos, diretórios acadêmicos, núcleos de pesquisa, órgãos do poder público e organizaçõe sociais para aquisição de cursos e taxas para a formação de seus quadros, as e os seus integrantes, com descontos.

Com o Projeto, docentes da rede básica de ensino público da rede municipal e estadual também possuem descontos nos cursos da Escola.

Conforme a coordenadora da Escola, Rita Machado, o Projeto Sororidade existe porque muitas pessoas acreditam no potencial transformador dele. “Para este ano, muitas outras ações serão desenvolvidas, sempre apoiando mulheres que buscam sua formação intelectual”.

No campo da política, o Sororidade apoiou o programa Mais Mulheres na Política, nas últimas eleições. A ação incentivava a participação feminina nos espaços de poder e decisão.

Para mulheres em situação de vulnerabilidade social, parte do valor das inscrições do curso Pensadoras Negras Brasileiras ocorrido no mês de agosto de 2020, foi destinado para a compra de cestas básicas e cobertores  para as mulheres quilombolas de Coxilha Negra, em São Lourenço do Sul, RS. Todas são pequenas agricultoras, artesãs e faxineiras na cidade.

Outra ação realizada no ano de 2020 foi a destinação do valor das taxas obtidas com as inscrições do Minicurso Ecofeminismos 1ª e 2ª edição. A arrecadação garantiu apoio financeiro a 12 mulheres agricultoras participantes da Feira Agroecológica de Tefé, região do Médio Solimões, AM.

Escreva para o e-mail comunidade@aspensadoras.com.br e saiba como apoiar o projeto.

Vem com a gente ser uma pensadora da teoria e ação!