fbpx

Editora As Pensadoras lança Volume 3 de sua Coleção As Pensadoras com estudos e biografia de cinco feministas

Em comemoração ao seu terceiro aniversário, a Instituição As Pensadoras, por meio de sua editora, lança o Volume 3 da Coleção As Pensadoras. Os livros da coletânea fazem parte de um dos objetivos da organização que é viabilizar o trabalho e a pesquisa de e sobre mulheres. O nome vem de um trocadilho e de uma provocação em relação à coleção Os Pensadores da Editora Folha, que não cita e nem contém o trabalho de nenhuma mulher. A coleção “As Pensadoras” publica a produção acadêmica brasileira sobre o pensamento teórico-prático de mulheres. Da base conceitual à espinha dorsal do pensamento moderno e contemporâneo.

O livro terá um preço promocional de apenas R$49,90 no seu pré-lançamento. A professora e doutora Rita Machado, que é a idealizadora e coordenadora da Instituição As Pensadoras, é a responsável pela apresentação da obra. Em um dos trechos introdutórios, ela reforça a importância do livro e de sua publicação.

”A primeira razão para a publicação desta terceira edição dá-se pelo fato, já conhecido por muitas de nós, que a história nos invisibilizou e nos silenciou na produção do conhecimento. Na verdade, como o mundo feminino esteve sempre associado ao “sexo frágil”, “inferior”, “sem razão”, a história oficial omitiu, muitas vezes, que as mulheres participaram de forma protagonista nela. E esta é uma questão para todas as dimensões da vida. Invisibilidade no trabalho, no pensamento, nas ciências, na política, entre tantas.” (Trecho retirado da apresentação do Volume 3 Coleção as Pensadoras)

Cinco professoras e pesquisadoras brasileiras assinam os artigos que compõem a obra. Anna Laura Maneschy Fadel vai trazer em seu artigo um pouco da história e pesquisa da filósofa contemporânea, professora e feminista autonomista italiana, Silvia Federici. Uma de suas vertentes é a defesa da remuneração pelo trabalho doméstico. A vida e o trabalho de Eliana Potiguara, indígena da etnia Potiguara, professora, escritora, ativista e empreendedora indígena brasileira, será contada por Bárbara Flores. Eliana é fundadora da Rede Grumin de Mulheres Indígenas e foi uma das 52 brasileiras indicadas para o projeto internacional “Mil Mulheres para o Prêmio Nobel da Paz”.

O artigo sobre a filósofa e teóloga feminista católica, Ivone Gebara, é de autoria da Carolina Bezerra Souza. O trabalho de Ivone tem forte influência na Teologia Feminista em diversos países, mas especialmente na América Latina. A professora Gisele Rose é quem assina o artigo sobre Azoilda Loretto da Trindade, que é doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui ampla atuação na área da educação e na pesquisa sobre a cultura negra. A pesquisadora Nima Spigolon é a responsável pelo artigo que fala da atuação e da importância de Elza Freire na educação brasileira. Ela também foi esposa do pedagogo Paulo Freire e teve uma grande influência em seus trabalhos.

Coleção As Pensadoras Volume 1 e 2

O primeiro livro da série foi publicado em 2021 e reúne 10 autoras, que analisam aspectos do pensamento de Hannah Arendt, Adriana Cavarero, Seyla Benhabib, Margaret Cavendish, Simone de Beauvoir, Angela Davis, María Lugones, Silvia Rivera Cusicanqui e Lélia Gonzalez. Os artigos revelam a importância e a real possibilidade de se inaugurar um cânone filosófico feminista de longo alcance, a começar por esta obra. É um livro de capa dura e com 200 páginas.

O Volume 2 foi publicado em 2022 e traz o trabalho e pesquisa de sete Pensadoras que influenciam o modo de ser e estar da sociedade e que contribuem para pensarmos os feminismos. Nesta edição consta a obra de Nadia Krúpskaya, Gloria Evangelista Anzaldúa, Nísia Floresta, Marta Lamas, Heloisa Buarque de Hollanda, Maria Firmina dos Reis e Sandra Harding.

Na livraria As Pensadoras é possível adquirir o combo com os três volumes pelo preço promocional de R$ 199,90. Todos os três livros estão disponíveis na versão física e digital.

Por Fernanda de Paula