Encontro será em fevereiro e reunirá professoras e pesquisadoras para debater o papel da mulher na reconstrução do Brasil
O Fórum d’As Pensadoras nasceu da necessidade de se ter um espaço para debater os estudos da Escola As Pensadoras. A quinta edição do encontro será realizada nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2024, em formato virtual e gratuito. Pesquisadores, professores e estudantes de toda América Latina podem participar do evento que terá como tema Feminismos e Mulheres: pautas para a Reconstrução do Brasil. A carga horária do fórum é de 20 horas e todos os inscritos recebem certificado de participação, seja de ouvinte ou de apresentação.
Não há limites de vagas e a iniciativa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e conta com o apoio da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). A quinta edição do evento marca a longa e importante trajetória da Instituição As Pensadoras no debate de desigualdade gênero no Brasil. As Pensadoras é a primeira escola feminista do país e reúne professoras e pesquisadoras de todas as regiões.
No próximo dia 30 de novembro haverá o lançamento oficial do fórum com a participação de três grandes parceiras da instituição, Isis Maria, cofundadora da Mídia Ninja; Larissa Fernandes, publicitária, mestrando em Filosofia e administrado da página @feminista.uma, e a Bruna Teixeira Porto, presidenta da Associação Mulheres na Comunicação. A live será comandada pela Dra. Rita Machado, professora e coordenadora do Projeto As Pensadoras.
Com o evento, se busca oportunizar a expressão da criticidade, a valorização de experiências acadêmicas e de pesquisa, bem como as trajetórias de cada uma das pensadoras – as que escrevem e as que são escritas. Também procura-se dar visibilidade e conhecer processos de reflexão feminista, além de fomentar espaços interativos e interdisciplinares de escuta, reflexões teóricas, expressões em diferentes linguagens e partilhas afetuosas.
V Fórum Virtual
O Fórum Virtual d’As Pensadoras foi pensado originalmente como uma forma de reunir mulheres para criar a Comunidade d’As Pensadoras. O objetivo era ter no país um espaço em construção para a interlocução plural de cursistas, professoras e pesquisadoras para debaterem temas relacionados às questões de gênero, raça, classe e seus desdobramentos.
Para a Instituição, incitar o diálogo acerca de importantes e urgentes questões concernentes à situação vivenciada pelas mulheres brasileiras e latino-americanas na contemporaneidade, é uma das formas mais potentes para melhorarmos a realidade das mulheres em todo o mundo.
O evento de 2024 busca debater o papel dos feminismos na reconstrução do Brasil, a partir de quatro eixos temáticos:
- As Pensadoras e a Formação Patriarcal do Brasil – pretende debater o projeto centrado no sistema capitalista, patriarcal e machista que confere às mulheres papéis subalternizados na produção e reprodução da vida;
- As Pensadoras e Defesa da Floresta – pretende trazer para o debate a emergência climática e a importância da floresta em pé com destaque para as reservas naturais que guarda a Floresta Amazônica e toda a complexidade desse assunto;
- As Pensadoras e as Artes (feministas/ e utopias) – pretende dar centralidade a questão estética entendendo também como o trabalho das artistas vem transformando a realidade brasileira através da resistência observada no campo da cultura;
- As Pensadoras e o Enfrentamento às Violências – de forma urgente pretende debater saídas para as diversas violências vivenciadas por mulheres e por minorias políticas.
Os eixos serão mediados pelas parceiras e professoras da Escola As Pensadoras, são elas: Adriana Madeira Coutinho, Anadir dos Reis Miranda, Ana Manoela Karipuna Primo dos Santos Soares e Nilma Spigonlo
O fórum começa às 13h do dia 27/02/24 e a conferência de abertura terá como tema “A academia precisa de uma mudança radical. E as mães podem liderar o caminho” e será comandada pela convida Fernanda Staniscuaski. A conferência de encerramento será ministrada pela professora e doutora Yarlenis Mestre Malfrán no dia 28 de fevereiro.
Como participar
Para apresentar trabalho, é necessário se inscrever no site d’As Pensadoras, preencher um formulário (link abaixo), enviar o resumo da pesquisa até o dia 31/01/2024. Após o e envio e aprovação, o participante receberá um e-mail de confirmação para apresentação oral do trabalho no encontro do eixo que se inscreveu. Cada sala de debate poderá apresentar até no máximo 10 apresentações orais de 15 minutos, e será comandada por uma das mediadoras, que conduzirá os trabalhos e discussões.
Os ouvintes podem fazer a inscrição no site d’As Pensadoras até o dia 26/02/2024, não precisa preencher formulário e nem enviar trabalhos.
Formulário de apresentação: https://forms.gle/5bN6oSwZ8G8Y8gbq5 Mais informações: https://aspensadoras.com.br/plataforma/cursos/v-forum-virtual-das-pensadoras-feminismos-e-mulheres-pautas-para-a-reconstrucao-do-brasil/