A Instituição As Pensadoras foi agraciada com uma Menção Honrosa pelo convênio de trabalho firmado com a Escola de Magistratura e o Ministério Público do Estado de Rondônia. O certificado é um reconhecimento do compromisso da organização com uma educação transformadora, anti-machista, anti-capacitista e antirracista, e da excelência da atuação da As Pensadoras. Durante esse ano, de 2023, as instituições mantiveram uma parceria de formação profissional. Servidores da escola de Porto Velho tiveram acesso e realizaram diversos cursos na plataforma da As Pensadoras.
A homenagem e o certificado foram recebidos pela coordenadora da As Pensadoras, Rita Machado, que também participou do Seminário Mulheridades. “Não tenho palavras para agradecer o reconhecimento ao nosso trabalho, d’As Pensadoras, somos algumas mulheres desse Brasil que acreditam num mundo mais justo e lutamos todos os dias para alcançá-lo. É muito importante para nós recebermos essa honraria, nos fortalece ainda mais” afirmou Rita.
Seminário Mulheridades
O evento foi promovido devido ao período de mobilização nacional pelo fim da violência contra a mulher, os 21 dias de ativismo. O Seminário Mulheridades discutiu sobre o capacitismo, feminismo, igualdade racial e gênero, entre outros temas, por meio de palestras e oficinas realizadas no auditório do Ministério Público do Estado e na Escola da Magistratura de Rondônia.
A professora Rita d’As Pensadoras ministrou uma palestra e realizou uma oficina sobre “Violência e Assédio: como podemos promover ações educativas a essa situação de crueldade com as mulheres presentes”. Abordando como as diferentes “civilizações”, sempre usaram da associação da mulher ao mal, ao perigo, à contaminação, à subalternidade, como justificativa de sua inferioridade.
Ela cita muitos exemplos e textos que influenciaram esses pensamentos e constituições, como o Mito da Criação/O Mito Grego de Pandora, A Maldição de Eva. Por meio de frases pensamentos em obras de autores famosos da Mitologia, Filosofia, Psicanálise, Medicina, Religião, Ciência Moderna, Jurídico, Educação, Ciência e até Lideranças Mundiais. Ideias comumente usadas para inferiorizar as mulheres. E como os Estudos e a Filosofia Feminista vem mostrando suas falhas e mentiras.