A História das Mulheres

Descrição

PÚBLICO-ALVO:

Estudantes e docentes de História e/ou Ciências Humanas. Ativistas e estudiosas feministas.

EMENTA DA DISCIPLINA:

Apresentação do campo da História das Mulheres e Estudos de Gênero, com enfoque em problemas, fontes e abordagens.

 

PLANO DE AULAS:

 

Aula 1

A emergência da História das Mulheres: as contribuições dos outros campos da História (08/03/2024)

Aula 2

A História das Mulheres: a constituição do campo (09/03/2023)

Aula 3

História das Mulheres: entre fontes e abordagens (15/03/2024)

Aula 4

Mulheres e produção escrita: abordagens históricas (16/03/2024)

Aula 5

Historiografia de mulheres e gênero: protagonismos (22/03/2024)

Aula 6

Inserindo as mulheres nas aulas de História: por uma educação com  equidade de gênero e raça (23/03/2024)

 

PROFESSORA:

Dra. Anadir Miranda

Informações adicionais

Período
Dias 08, 09, 15, 16, 22 e 23 de março de 2024. Sextas-feiras: das 18h às 20:30h Sábados: das 8:30h as 11:00h
Certificação

 Instituição As Pensadoras

Dra. Anadir dos Reis Miranda

Graduada (2005), Mestra (2010) e Doutora (2017) em História pela UFPR. Realizou estágio de doutorado sanduíche na Inglaterra, junto à Universidade de Southampton e a Biblioteca Chawton House (biblioteca especializada em escritos de mulheres entre os séculos XVII e XIX). Especialista em Gênero e Sexualidade pela UERJ (2011). Longa vivência como professora na Educação Básica e no Ensino Superior, tendo ministrado disciplinas e orientado pesquisas nas áreas da História Moderna, História das Mulheres, Estudos de Gênero, Feminismos, Teoria da História e Historiografia e Ensino de História. Enquanto pesquisadora desenvolveu estudos sobre Mulheres e Iluminismo, escritoras inglesas setecentistas (com enfoque na escritora Mary Wollstonecraft), escrita feminista e inserção das mulheres nas aulas de História. Atualmente integra a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Pinhais, coordenando demandas relacionados à Diversidade Étnico- Racial, Diversidade de Gênero, Diversidade Cultural e Linguística, Currículo e Decolonialidade, entre outras.