FORMATO: Assíncrono
A continuação deste curso de Aperfeiçoamento em uma II Edição parte da constatação de que há uma grande lacuna de acesso ao conhecimento nas áreas de ciências humanas a respeito das leituras críticas em gênero, nos feminismos, bem como na valorização desses conhecimentos e pesquisas produzidos por mulheres. Também da vontade de cursistas que fizeram parte do Aperfeiçoamento I Edição em continuar seus estudos de forma sistemática e disciplinada.
Conquanto os diversos feminismos tenham contribuído de variadas formas na conquista de direitos e reconhecimento social, político e econômico das mulheres, desde a segunda metade do século XX, estas análises permanecem pouco difundidas e pouco ancoradas e reconhecidas pelas humanidades. E, portanto, são pouco eficazes na promoção da equidade de gênero na Universidade, Escolas, e espaços públicos em especial na Filosofia como área de conhecimento. A lacuna é ainda maior no que diz respeito à inserção de mulheres nos cursos de graduação, pós-graduação e em aprovações em concursos públicos em todas as áreas.
A proposta da continuidade em sua concepção teórico-prática-didática porque associa os fundamentos teóricos das abordagens feministas na filosofia, supre a carência de cursos em filosofia feminista nessa área no país, bem como oferta um curso que pretende ser 100% EaD reunindo as maiores especialistas e corpo docente do país. O curso compreende oito módulos de grande relevância para a filosofia e para os estudos feministas.
E nessa edição teremos dois seminários integradores. Os Seminários terão como principal foco o enriquecimento curricular, por meio do desenvolvimento e da participação em seminários e estudos curriculares, atividades práticas que visam propiciar às estudantes vivências, nas mais diferentes áreas do campo educacional e por fim atividades de comunicação e expressão cultural.
Professora: Dra. Alice Fátima (Currículo Lattes)
EMENTA DA DISCIPLINA:
O bloco Estética, Mulheres e as artes estará organizado a partir de uma discussão inicial a crítica da formação de uma perspectiva estética, artística e filosófica engendrada em territórios masculinos, buscando sinalizar caminhos possíveis para pensar tais questões a partir de referenciais femininos. Nessa direção, será discutido o texto de Linda Nochlin, no qual pergunta porque não houve grandes artistas mulheres na história da arte. São discutidas algumas referências às obras de Safo de Lesbos, Mary Shelley e Margareth Atwood. Seguem-se os encontros organizados a partir de linguagens artísticas e as obras de algumas mulheres, buscando estabelecer as relações entre os contextos europeu, latino-americano e brasileiro: artes visuais, cinema, dança, teatro, música, histórias em quadrinho, fotografia e outras artesanias.
Professora Dra. Iasmin Martins (Currículo Lattes)
EMENTA:
A presente disciplina pretender debater conceitos fundamentais da psicanálise freudiana e lacaniana acerca do tema: mulheres e feminilidade a partir da perspectiva crítica de filósofas, teóricas da psicanálise e psicanalistas, com o intuito de problematizar alguns conceitos psicanalíticos e discutir questões como: gênero, raça e colonialidade e, desse modo, pensar com, contra e para além da psicanálise. Para isso, recorreremos a autoras (es) tais como: Freud, Lacan, Butler, Preciado, Drucilla Cornell, Lélia Gonzalez, Silvia Alexim, Maria Rita Kehl, entre outras (es).
Professora Me Gisele Rose (Currículo Lattes)
EMENTA
A Epistemologia não se constitui como uma disciplina filosófica, mas sim, é um modo de lidar com um problema filosófico. Por isso, a Epistemologia é considerada como a ciência do conhecimento, que investiga a realidade das coisas. Partindo desta perspectiva e das multiplicidades e complexidades do que podemos chamar do ‘ Evento Racial’, o curso tem como cerne pensar e debater as relações e vicissitudes entre Raça e Gênero a partir de uma proposta epistemológica pensada por pensadoras negras, tendo no que se convencionou chamar de “raça” a espinha dorsal. Assim, Racismo e Sexismo constituem linhas que costuram as reflexões e provocações apresentadas.
O curso se propõe a abordar pensadoras negras que, agregam reflexões sobre de gênero em contextos afro-diaspóricos promovendo debates e desafios contemporâneos sobre ‘Raça e Gênero’ privilegiando as discussões e apontamentos das pensadoras: Azoilda Loretto da Trindade, Sobonfu Somé e Oyèrónké Oy?wùmí.
Professora Dra. Rita de Cássia Fraga Machado (Currículo Lattes)
Professora Dra. Carolina Bezerra (Currículo Lattes)
EMENTA:
Fazer conhecer o desenvolvimento feminista no campo da teologia e dos estudos da religião, as principais temáticas abordadas por teólogas feministas e da libertação, como abordam as interseccionalidades e quais são as suas ferramentas conceituais e práticas, fazendo conexões possíveis com os movimentos sociais e a educação popular.
Metodologia das aulas: Aula expositiva, debates, utilização de recursos digitais como slides, trechos de vídeos e música, lousa interativa, leitura e interpretação de texto, etc.
Professora Dra. Bárbara Flores (Currículo Lattes)
EMENTA:
O objetivo desta disciplina é pensar sobre o impacto da invisibilização sistemática e naturalizada pelo androcentrismo eurocêntrico acadêmico versus os caminhos do crescente fortalecimento das epistemologias feministas, com destaque aqui para o campo das lutas das indígenas mulheres. Como, à partir de nossos lugares enquanto indígenas mulheres, os efeitos da colonização se deram em nossos corpos, assim como, nossas experiências de vida e de produção de conhecimento sobre as trajetórias de vida pessoais, dos povos e das lideranças indígenas mulheres, bem como das divindades femininas, igualmente fortaleceram epistemologias decoloniais que se pautam por cosmologias indígenas e conhecimentos diversos de resistência histórica de enfrentamento às matrizes de desigualdades, tais quais o racismo, o etnocídio e o sexismo.
Professora Dra. Maria Helena Soares (Currículo Lattes)
EMENTA
Neste módulo percorreremos as epistemologias feministas a partir de três eixos temáticos: 1-instabilidade das categorias e parcialidade do conhecimento; 2- autoridade epistêmica e epistemicídio; e 3- gênero e ensino, ciência e diferença. Para isso, mobilizaremos pensadoras e pensadores que contribuíram de forma significativa para a composição e transformação daquilo que entendemos por epistemologia. Nosso objetivo é o de apresentar, a partir de uma abordagem temática, a heterogeneidade característica das epistemologias feministas passando por diferentes agentes e localizações. Nossa bibliografia caminha entre o Norte e o Sul Global em uma investigação acerca das metodologias e valores alternativos que diferenciam as diversas epistemologias feministas da tradição. Esperamos, com isso, dar a ver uma amplitude no diálogo e nas pesquisas feministas sobre ciência e conhecimento hoje.
Professora Dra. Rita de Cássia Fraga Machado (Currículo Lattes)
200 horas
200h - Instituição As Pensadoras
Hotmart
As Pensadoras: uma instituição que oferece formação, estudo e visibilidade do pensamento das mulheres.