FORMATO: ASSÍNCRONO
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Para a edição do curso As Pensadoras Latino-americanas, escolhemos algumas intelectuais dos séculos XIX e XX que colocam no centro de suas reflexões a periferia. Com discussões pautadas na Filosofia, História, Teoria Política, Ciências Sociais e Educação, essas pensadoras contribuíram e contribuem para o aprofundamento de questões éticas, políticas e educacionais, diretamente relacionadas à luta pela igualdade de gênero/raça/classe e de lugar como humanos no território do globo. O curso aborda, de modo detalhado, o pensamento e a luta de cada uma destas pensadoras e fomentará discussões sobre as ideologias feministas nos contextos em que cada uma delas aparece, a fim de, inclusive, colocar questões aos feminismos, além de questões construídas a partir das leituras.
Plano das aulas
As palavras e os ensinamentos das ancestrais – Ana Manoela Karipuna (UFPA)
Indígena subjetivando em diferente contextos – Edilaise Nita Tuxá (Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos(as) – ABIPSI)
Do território às universidades: indígenas mulheres no transitar do saber- Braulina Aurora Baniwa – (PPGAS)
DRA MIRIAM ALDEMAN (UFPR): ROSÁRIO CASTELLANOS
Não é a ‘mesma (velha) história’: Rosário Castellanos e a crítica do ‘eterno feminino’.
Objetivo:
Examinar a peça, identificando personagens chaves e o que elas, dentro da trama narrativa, representam em termos de uma re-leitura da construção da nação mexicana;
Conectar estes mesmos elementos ao projeto de repensar a história e reconstruir a teoria social – a partir de experiências de mulheres e à luz da teoria feminista e a categoria de relações de gênero.
DRA. MARINA COSTIN FUSER (PUC-SP): GLÓRIA ANZALDÚA
A Consciência de Mestiça em Gloria Anzaldúa.
Objetivo:
Esta aula pretende abordar os ritos e a semiótica das narrativas de fronteira que dão corpo ao conceito de consciência de mestiça de Glória Anzaldúa em diálogo com algumas teóricas de fronteira, como Trinh T. Minh-ha, Maria Lugones, Chandra Talpade Mohanty, mas com o foco na obra de Anzaldúa, cuja riqueza imagética e cultural abarca referências que nos fazem pensar a fronteira como um espaço complexo, transitório e que oscila entre o liso e o estriado, entre a patrulha e o que escapa. A proposta é suscitar discussões e questionamentos sobre o que é e o que fazer desta fronteira, num sentido que transita entre o real e o imaginário.
DRA. NIVIA IVETTE NÚÑEZ DE LA PAZ (UNINI): IVONE GEBARA
A teóloga e filósofa ecofeminista que rompe silêncios!
Objetivo:
Contribuir à memória feminista, ao sentido histórico do feminismo, com o estudo da vida e trajetória da teóloga e filósofa ecofeminista Ivone Gebara.
Trabalhar a Teologia Feminista a partir da história de vida de Ivone, brasileira que, sem dúvidas, tem marcado o pensamento teológico e filosófico contemporâneo.
Destacar a História de Vida como ferramenta metodológica acadêmica feminista.
DRA. VIVIANE BAGIOTTO BOTTON (UERJ): JULIETA PAREDES
Q’amasa Warminanaka, descolonizando o patriarco-capitalismo.
Objetivo:
Expor os principais aspectos dos argumentos da pensadora em relação a sua teoria e prática e fomentar a reflexão e o debate em torno deles.
DRA. LIA PINHEIRO BARBOSA: EMMA CHIRIX
Mulheres indígenas, corpos, subjetividades e racismo à luz de Emma Chirix.
Objetivo:
A aula tem por objetivo apresentar uma introdução às bases teórico-metodológicas da produção intelectual da socióloga guatemalteca Emma Chirix. Outro objetivo é debater a concepção de “processo civilizatório” a partir da domesticação dos corpos das mulheres indígenas, dando ênfase às categorias corpos, subjetividades e racismo à luz do feminismo e em uma perspectiva descolonizadora.
20 horas
Instituição As Pensadoras
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Disponível na Hotmart
As Pensadoras: uma instituição que oferece formação, estudo e visibilidade do pensamento das mulheres.