Empreendedorismo Social e Tecnologia Feminista: Teoria e Prática

Descrição

Esse workshop tem como objetivo geral apresentar conceitos e aprofundar práticas relacionadas à economia feminista, com foco no empreendedorismo social e tecnologias feministas, adentrando em conceitos marxistas sobre o mundo do trabalho, discutindo o papel da formação da subjetividade das/os trabalhadoras/es.

Os objetivos específicos são:

  1. Aprender a utilizar instrumentos de produção de diagnóstico socioambiental para empreendimentos sociais; 
  2. Analisar as características da economia solidária e de inovação social a partir dos pressupostos das teorias feministas.
  3. Desenvolver habilidades de pesquisa científica para organização individual e coletiva;
  4. Identificar as potencialidades das capacidades socioemocionais para um projeto coletivo;

Aula 1 | Mundo do trabalho: economia feminista e empreendedorismo social

Conteúdo programático:

  •  O mundo do trabalho atual a partir da teoria marxista;
  •  Acumulação flexível e economia do cuidado;
  •  Consubstancialidade entre raça, classe e gênero;
  •  Ideologia do empreendedorismo;
  •  Empreendedorismo social;
  •  Economia solidária e feminista (se o capitalismo patriarcal racista separa trabalho produtivo e reprodutivo, a economia feminista deve ir na contramão);

Aula 2 | Tecnologias feministas: uma estratégia de sobrevivência

Conteúdo programático

  • O conceito de tecnologia feminista;
  • Formação integral, os comuns e o feminismo;
  • Habilidades socioemocionais e feminismo: autogestão e autodeterminação;
  •  “Tecnologias do eu” em Michael Foucault
  •  Metodologias feministas e empreendedorismo social: limites e aproximações;
  •  Objetivos para o desenvolvimento sustentável da ONU (ODS);

Informações adicionais

Certificação

 Instituição As Pensadoras

Formato

As aulas são gravadas, 100% online.
Você escolhe quando e onde vai assistir.

Plataforma

Disponível na Hotmart

Realização
Instituição As Pensadoras

Daniele Rehling Lopes

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2017), Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela mesma instituição (2012). Atuou como professora temporária na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, em 2020 e 2021 no município de Dourados e 2022 no município de Campo Grande nos componentes curriculares de sociologia e também disciplinas do novo ensino médio como projeto de vida, ciências integradas e novas tecnologias, empreendedorismo social, feminismo, pesquisa e autoria, intervenção comunitária e desigualdade racial nas modalidades Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino regular. De 2017 à 2019 foi professora substituta no curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nos semestres 2017/2, 2018/1, 2018/2, 2019/1, e 2019/2. Foi professora voluntária de sociologia e coordenadora pedagógica no projeto de extensão “Curso de Educação Popular Pré-Vestibular Desafio” da UFPel. Participou como colaboradora do Observatório de Gênero e Diversidade da UFPel. Tem interesse na área de Educação Popular, Capacidades socioemocionais, Educomunicação, Novo ensino médio, Pedagogia Socialista, Educação do Campo, Pedagogia e Epistemologia Feministas, Movimentos Sociais e Questões de Gênero.