fbpx

Gloria Anzaldúa: Contribuições Conceituais e Metodológicas

Descrição

FORMATO: ASSÍNCRONO

Apresentação das principais obras e textos da escritora chicana Gloria Anzaldúa. Mulher, chicana, lésbica, comunista, mística, poeta, artista, Anzaldúa é uma autora multifacetada que jamais aceitou ser enquadrada em uma única bandeira identitária. Assim, suas reflexões sobre mestiçagem e pensamento de fronteira são marcas importantes da construção de seu pensamento decolonial e interseccional. Propõe substituir políticas identitárias restritivas por novas formas de comunidade, como “el mundo zurdo”.

A sua biografia molda seu pensamento. Nascida na fronteira dos EUA com o México, filha de mexicanos nascidos nos EUA, Anzaldúa mostrou que por trás dessa condição geográfica há uma condição existencial, fez assim da ‘fronteira’ uma perspectiva teórica e epistemológica nova.

Apesar de nunca ter sido contratada como professora permanente de nenhuma universidade americana, seus escritos se tornaram leitura obrigatória em diversas disciplinas como estudos de composição, estudos latinos, teoria feminista, teoria queer, estudos culturais, estudos étnicos, entre outros. 

AULA 01: Nova mestiça, fronteiras e consciência mestiça 

Apresentação e estudo da principal obra de Gloria Anzaldúa, Borderlands, la Frontera, seus principais conceitos e perspectivas teóricas e de seus escritos antes de Borderland, que foram publicados na coletânea chamada This Bridge Called my Back.

 

AULA 02: “El mundo zurdo”, “Conocimiento”

Aula expositiva em que serão discutidas as novas formas de comunidade e alianças, não identitárias, mas transculturais, propostas por Gloria Anzaldúa.

 

AULA 3: Neplanta & Neplanteras

Aula expositiva com a análise desse estar no meio, ‘entre mundos’, como possibilidade de transformação radical.

Informações adicionais

Certificação

Instituição As Pensadoras

Formato

As aulas são gravadas, 100% online.
Você escolhe quando e onde vai assistir.

Plataforma

Disponível na Hotmart

Realização
Instituição As Pensadoras