Introdução ao Feminismo

Descrição

Em parceria com a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas, A Instituição As Pensadoras disponibiliza o curso INTRODUÇÃO AO FEMINISMO, coordenado pela professora Rita de Cássia Machado (UEA) e assessorado pela professora Carolina Araújo (UFRJ).

O presente curso, com certificação pela Instituição As Pensadoras dará a vocês a oportunidade de assistir a seis aulas lindas com professoras de diferentes vertentes da filosofia, tratando dos diversos eixos da teoria feminista no Brasil e na América Latina. 

Esta é a gênese da nossa história e temos o maior carinho de disponibilizar este material com valor simbólico.

Aproveitem!

 

PROFESSORAS:

Ilze Zirbel (UFSC)

Rita Machado (UEA)

Halina Leal (FURB)

Lia Pinheiro Barbosa (UECE)

Carla Damião (UFG)

Susana de Castro (UFRJ).

 

AULA 01:

Introdução ao Feminismo

AULA 02:

Feminismo Marxista

AULA 03:

Feminismo Negro

AULA 04:

Feminismos Indígenas

AULA 05:

Estética Feminista

AULA 06:

Feminismos Subalternos

Informações adicionais

Certificação

Instituição As Pensadoras

Formato

As aulas são gravadas, 100% online.
Você escolhe quando e onde vai assistir.

Plataforma

Disponível na Hotmart

Realização
Instituição As Pensadoras

DRA. RITA MACHADO

Professora Adjunta na Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Pós-Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Bolsista PNPD/CAPES. Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS na linha de pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação. Foi professora substituta entre 2010-2012. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela UNISINOS. É licenciada e Bacharel em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS, Bacharel em Antropologia Social Latino Americana pela UNISINOS. Representante na área de ciência humanas e sociais da Câmaras de Assessoramento Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-FAPEAM. Líder do Grupo de Pesquisa_CNPq- Feminismo, Trabalho e Participação Popular e Comunitária. Seus interesses de pesquisa atualmente compreende as problemáticas de Mulheres como: Trabalho, Movimentos Sociais Populares, Feminismos e Epistemologia Feminista.

DRA. Ilze Zirbel

Docente voluntária do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina e docente do Centro Universitário e Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – (UNICESUSC); Pós-doutora e Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduada em História pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e em Teologia pela Escola Superior de Teologia da IECLB (EST). Integrante do Grupo de Estudos em Reflexão Moral Interdisciplinar e Narratividade (GERMINA); da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e do GT Filosofia e Gênero da ANPOF. Principais áreas de pesquisa: Filosofia Política e Ética; Estudos Feministas; História da Filosofia; Teorias do Cuidado; Filosofia da Deficiência.

DRA. Halina Macedo Leal

Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo – USP (2005), com estágio de doutoramento na Universidade de Stanford, Califórnia. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2001). Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1998). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Filosofia na Universidade do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus Toledo (2014). Professora da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL-PUCPR) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR-FURB). Autora do livro “Paul Feyerabend e as Possibilidades Racionais da Ciência” (CRV, 2011); desenvolve pesquisas nas áreas de Teoria do Conhecimento, Filosofia da Ciência, Lógica, Ética, Questões de Gênero, Racismo, Feminismo Negro, Territorialidade e Desenvolvimento. Preside a Comissão de Trabalho Permanente do Setor de Diversidade, FURB. Coordena o Curso de Filosofia Uniedu/Fumdes, FURB. Lidera o Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Gênero, Raça e Poder, GENERA-FURB. É diretora de comunicação da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof), Gestão 2025-2026, e membra do GT Filosofia e Raça da Anpof.

DRA. Lia Pinheiro Barbosa

Doutora em Estudos Latino-Americanos pela Universidad Nacional Autónoma de México – UNAM (2013), com período sanduíche no Centro de Estudios Superiores de México y Centroamérica (CESMECA), vinculado à Universidad de Ciencias y Artes de Chiapas (UNICACH), no México. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (2000). Professora Adjunta I da Universidade Estadual do Ceará, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), no Programa de Pós-Graduaçãoi em Educação e Ensino (PPGEN) e no Centro de Humanidades. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Líder do Grupo de Pesquisa Pensamento Social, Ontologias e Epistemologias do Conhecimento na América Latina e Caribe. Pesquisadora do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), no GT Economías Feministas Emancipatorias e no GT Anticapitalismos y sociabilidades emergentes. Membro do Comitê Diretivo do CLACSO. Pesquisadora do Programa Alternativas Pedagógicas y Prospectiva Educativa en América Latina (APPeAL-UNAM). Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Educação do Campo (LECAMPO). Pesquisadora da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação do Campo, Cidade e Movimentos Sociais – Rede PECC-MS. Pesquisadora no Observatório das Nacionalidades (ON-UECE). Tem ampla experiência nas seguintes áreas do conhecimento e de pesquisa: Bases Ontológicas e Epistemológicas do Pensamento Social e da Teoria Crítica Latino-Americana e Caribenha, Ontologias e Epistemologias Indígenas e Camponesas, Sociologia Latino-Americana e Caribenha, Movimentos Sociais Indígenas e Camponeses, Questão Agrária e Territorial, Educação do Campo e Processos Territoriais na América Latina, Agroecologia e Feminismos Latino-Americanos. ORCID: 0000-0003-0727-9027 (Texto informado pelo autor)

DRA. Carla Milani Damião

Carla Milani Damião é formada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (graduação e mestrado) e Unicamp (doutorado), tendo sido bolsista do convênio DAAD-Capes, durante o doutorado, na Universidade Livre de Berlim. Publicou o livro Sobre o declínio da sinceridade. Filosofia e autobiografia de Jean-Jacques Rousseau a Walter Benjamin (Loyola, 2006); organização, apresentação, tradução e notas de Walter Benjamin. Diário parisiense e outros escritos (Editora Hedra, 2020), com Pedro Hussak, além da publicação de vários artigos em revistas acadêmicas e capítulos de livros, tendo organizado coletâneas em livro e revistas acadêmicas. Foi professora nos Cursos de Filosofia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e atualmente é professora na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (FAFIL-UFG), na qual é responsável pela disciplina de Estética e Filosofia da Arte. É professora do Programa de Pós-Graduação PPGFIL-UFG, do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual PPGACV -UFG, orientando alunos do mestrado e doutorado. Participou e organizou eventos e publicações na área de Estética nos últimos anos com atenção particular para os escritos de Walter Benjamin. Coordenou o GT de Estética da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), é participante da Associação Brasileira de Estética (ABRE). Concluiu seu pós-doutorado na Universidade de Amsterdã (UvA) em 2014. Foi pesquisadora visitante na Faculdade de Filosofia da Universidade de Pádua (UNIPD) na Itália em 2019 (1semestre) e pesquisadora colaboradora da Universidade de São Paulo (USP) no mesmo ano (2 semestre). Formou-se bacharel em Arqueologia pela PUC-Goias em 2024 e é atualmente doutoranda no PPGAS (UFG/GO). (Texto informado pelo autor)

Susana de Castro

possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Filosofia – Ludwig Maximilian Universität München (2003) e pós-doutorado em filosofia na CUNY Graduate Center (2015). Professora Associada do departamento de filosofia e do programa em pós-graduação em filosofia (PPGF) da UFRJ. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente com os seguintes temas: metafísica antiga (esp. Aristóteles), filosofia da educação, neopragmatismo, estudos de gênero. Coordena o laboratório Antígona de Filosofia e Gênero. Coordena o projeto de pesquisa de extensão “temas filosóficos na literatura”. Autora dos livros Filosofia e Gênero (2014), Ontologia ( 2008), As mulheres das tragédias gregas: poderosas? (2011), Aristóteles, uma introdução entre outros livros e capítulos de livros.