EMENTA DA DISCIPLINA:
O Letramento Racial remete à racialização das relações, ou seja, o estabelecimento arbitrário de direitos e lugares hierarquicamente diferentes para brancos e não brancos, que legitima uma pretensa supremacia do branco. Portanto, o racismo pode (e precisa) ser desconstruído, combatido, o que implica necessariamente lutar para que todos sejam efetivamente reconhecidos como cidadãos e que tenham de fato seus direitos garantidos. Com base neste conceito a presente formação visa construir uma linha do tempo referente aos estudos de raça e racismo no Brasil, enfatizando a importância da participação de agentes de uma militância negra, das instituições sociais e da população em geral.
Compreendendo o letramento racial como sendo um conjunto de práticas pedagógicas que têm por objetivo conscientizar as pessoas na promoção do diálogo sobre as questões étnico-raciais no Brasil pautado na estrutura e do funcionamento do racismo na nossa sociedade, tornando-as aptas a reconhecê-lo e combatê-lo. Apresentamos, então, uma forma de estratégia que pode auxiliar no combate ao racismo que pode ser entendida como um conjunto de estratégias associadas à prática de leitura que ajudam na compreensão social e racial do indivíduo.
PLANO DE AULAS:
Aula 1
RAÇA E RACISMO: INTRODUÇÃO AO LETRAMENTO RACIAL
Data: 20/11/2024.
Aula 2
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Data: 27/11/2024
PROFESSORA:
Ma. Gisele Rose da Silva
Gisele é Mestra em Relações Étnico-Raciais e Professora de Filosofia na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).
Professora de Filosofia na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). Mestra em Relações étnico-raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), Especialista em Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pós-Graduada em Gestão, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e da Comunidade As Pensadoras.
Idealizadora do Projeto Fun-L’Agbára.
Autora dos livros: Azoilda Loretto da Trindade: o baobá dos valores civilizatórios afro-brasileiros e O Curso de Energia e Sociedade no capitalismo contemporâneo.
Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/7523961640836457
Dias 20 e 27 de novembro de 2024
Horário: 19h as 21h
Plataforma: Hotmart
06 horas
Instituição As Pensadoras
As Pensadoras: uma instituição que oferece formação, estudo e visibilidade do pensamento das mulheres.