De onde veio a ideia de que uma mulher só é completa quando se torna mãe? Ou de que o amor materno é o maior que existe, por ser incondicional? Como tais concepções são reproduzidas, adaptadas e questionadas com o passar das décadas?
Essas são algumas das perguntas que este curso se propõe a responder, por meio da apresentação de movimentações históricas e estímulo ao debate. Afinal, para sermos capazes de modificar estruturas, comportamentos e ideias que entendemos como restritivos, precisamos conhecer suas origens.
O curso apresenta um panorama da (re)construção da maternidade no Brasil e no Ocidente, apontando rupturas e continuidades entre práticas do passado e do presente.
Público-alvo: Pessoas interessadas em temáticas maternas, na história e na simbologia da maternidade, bem como em dinâmicas sociopolíticas relacionadas a ela, especialmente mulheres e mães.
*Ementa completa após aquisição do curso
8 horas
Instituição As Pensadoras
Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFF na linha de Estéticas e Tecnologias da Comunicação, tendo sido bolsista CAPES e Doutorado Nota 10 FAPERJ. Bacharela em Comunicação Social pela Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, habilitada em Publicidade e Propaganda. Integra os grupos de pesquisa MiDICom (UFF/CNPq) e Comunicação, Gênero e Desigualdades (UFSM). Vice-coordenadora do GP Tecnologias e Culturas Digitais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Por mais de cinco anos, atuou enquanto coordenadora da equipe de revisão da Revista Contracampo. Sua dissertação de mestrado foi vencedora do Prêmio Compós de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela, também sendo finalista no Prêmio UFF de Dissertação, Colégio de Humanidades, integrante dos Prêmios de Excelência UFF. Os resultados e desdobramentos da pesquisa se transformaram no livro “Ser mãe é f*d@!”: mulheres, (não) maternidade e mídias sociais (Zouk). Possui obras no acervo básico da FNLIJ, no catálogo da Bologna Children’s Book Fair e em mostras de teatro. Divulga reflexões e dados de pesquisa para um público mais amplo, via plataformas digitais. Interesses de pesquisa: culturas e tecnologias digitais; identidade; gênero; temáticas maternas; não maternidade. Recentemente, teve capítulo de livro aprovado para a coletânea Maternal Subjectivities, a ser publicada pela editora canadense Demeter Press.
As Pensadoras: uma instituição que oferece formação, estudo e visibilidade do pensamento das mulheres.
R&R Consultoria e Cursos Feministas LTDA
CNPJ: 37.470.437/0001-07