FORMATO: Assíncrono
O curso consiste em uma apresentação da proposta de Monique Roelofs de uma “Estética feminista-racial crítica”. Seu livro A promessa cultural do estético (2014) insere-se no esforço teórico e crítico empreendido por feministas desde a década de 1960, ao empreender uma revisão das principais categorias da Estética Moderna, Roelofs propõe repensá-las sob a perspectiva da interseccionalidade, relacionando a tradição da estética ao gênero e às questões raciais.
CONVITE:
Nesse sentido, o curso pretende expor as relações que conferem ao estético o enlace epistemológico das questões de gosto da Estética Moderna (principalmente Burke, Hume e Kant) e sua dimensão pública que incluem as noções interconectadas de estetização-de-gênero e gênero-estetizante, bem como uma compreensão crítica do estatuto de gênero do detalhe estético. Importante ressaltar que para além da aporia criada pelo conceito de ideologia relacionado à estética, Roelofs prefere manter a perspectiva crítica que mostra a ambiguidade da estética e de suas promessas; promessas que comportam ameaças de ordem social e política.
Apresentação de um histórico de teorias críticas feministas que confrontaram os temas presentes na Estética Moderna nos textos de Burke, Hume e Kant.
Objetivos:
Apresentar os fundamentos da crítica de feministas na revisão do cânone;
Discutir as categorias estéticas presentes na crítica e sua transformação.
Apresentação de conceitos centrais presentes nos capítulos do livro de Roelofs: “O estético, o público e a promessa cultural do estético”; “Branquitude e negritude como produções estéticas”; “O detalhe estético genderificado” e “Beleza moral, política e trabalho”.
Objetivos:
Apresentação e explicação de conceitos centrais tais como: endereçamento, relacionalidade, promessa e detalhe estético;
Relacionar os conceitos aos exemplos e referências na literatura e artes.
Apresentação de conceitos centrais presentes nos capítulos do livro de Roelofs: “A estética da ignorância”; “Uma confrontação estética”; “Nacionalismo estético racializado”; “Promessas e ameaças estéticas”.
Objetivos:
Apresentação e explicação sobre a ambiguidade do gosto e sua expressão (o je-ne-sais-quoi) e as narrativas que direcionam hierarquias etnocêntricas e raciais;
Relacionar os conceitos aos exemplos e referências na literatura e artes presentes no livro e além dele.
Suscitar associações atuais e pertinentes.
*ementa completa, disponível na confirmação de inscrição.
10 horas
Instituição As Pensadoras
As aulas são gravadas, 100% online.
Você escolhe quando e onde vai assistir.
Disponível na Hotmart
As Pensadoras: uma instituição que oferece formação, estudo e visibilidade do pensamento das mulheres.