Pensamento e trajetória letrada da proto-feminista inglesa Mary Wollstonecraft, autora da obra Reivindicação dos Direitos da Mulher (1792), considerada uma das precursoras na constituição do pensamento feminista liberal.
Conteúdo programático: O lugar de Mary Wollstonecraft e da obra Reivindicação dos Direitos da Mulher (1792) na história dos feminismos. As traduções de Reivindicação no Brasil. Os estudos sobre Mary Wollstonecraft nos países de língua inglesa e no Brasil.
Conteúdo programático: Trajetória letrada da escritora inglesa setecentista Mary Wollstonecraft. O ideal da domesticidade na vida das mulheres inglesas de classe média (educação e casamento). O vazio enfrentado pelas mulheres solteiras. Os círculos religiosos dissidentes como espaços de emancipação feminina. A produção escrita de mulheres na Inglaterra Setecentista. A produção letrada de Mary Wollstonecraft. O debate da década de 1790 e a publicação de Reivindicação dos Direitos da Mulher.
Conteúdo programático: Direitos reivindicados às mulheres na obra Reivindicação dos Direitos da Mulher. Fundamentos religiosos e liberais. A denúncia dos paradoxos de gênero presentes no liberalismo universalista.
6 horas
6 horas pela Instituição As Pensadoras
Disponível na Hotmart
As Pensadoras: uma instituição que oferece formação, estudo e visibilidade do pensamento das mulheres.