Pedagogia Feminista: Teoria e Prática

Descrição

EMENTA GERAL: 

Esse minicurso tem como objetivo geral apresentar conceitos e aprofundar práticas relacionadas ao conceito de Pedagogia feminista, trazendo os processos e as diferenças com a educação não-sexista propiciando o aprofundamento em metodologias feministas que podem ser utilizadas em espaços formais e não-formais de educação.

Os objetivos específicos são:

  1. Dialogar sobre as diferentes linhas teóricas da Pedagogia Feminista; 
  2. Analisar e produzir propostas de materiais didáticos feministas a partir dos pressupostos da educação popular; 
  3. Compreender os processos de conscientização feminista; 
  4. Analisar o papel do movimentos sociais para a pedagogia feminista;

 

PLANOS DE AULAS:

Aula 1: 

Capitalismo-patriarcal-racista e seu projeto de educação

Conteúdo programático:

– Industria 4.0 e uberização da educação;

– Educação Popular X Educação do Capital;

– Pedagogia da Subalternização;

– Processos político-pedagógicos da educação patriarcal racista;

Objetivos:

  1. Compreender as diferenças entre educação sexista, educação não-sexista e Pedagogia Feminista;
  2. Analisar como o processo de uberização influencia na educação;
  3. Promover reflexões acerca da relação entre indústria 4.0 e educação capitalista-patriarcal-racista;
  4. Dialogar teoricamente sobre processos político-pedagógicos feministas na educação formal e não-formal;

 

Aula 2:

Da educação não-sexista à Pedagogia Feminista

Conteúdo programático:

– Aportes teórico-metodológicos da Pedagogia Socialista; 

– O caráter político-pedagógico do movimento feminista;

– Epistemologias feministas;

– Pedagogia Feminista, formação integral e omnilateralidade;

– Algumas Experiências Feministas de Educação Popular; 

Objetivos:

  1. Analisar os pressupostos da educação não-sexista;
  2. Analisar os pressupostos da Pedagogia Socialista e sua relação com o feminismo;
  3. Compreender os aportes teórico-metodológicos da Educação Popular;
  4. Desenvolver uma reflexão feminista em relação às práticas político-pedagógicas, em especial através dos movimentos feministas;
  5. Avaliar experiências de educação popular em uma perspectiva feminista;

 

Aula 3

O Processo Metodológico Feminista: a Conscientização, a Prática e a Expressão

Conteúdo programático:

– As Sujeitas do Processo Educativo: a Relação entre a Educadora Popular Feminista e as Educandas;

– Trabalho nas oficinas mistas e auto-organizadas; 

– Diários Feministas; 

– Material Didático Feminista; 

– Cartas Feministas; 

– Indicadores emancipatórios;

– Dimensões do processo educativo;

– “Contextos Confirmatórios” como Prática, Teoria e Transformação da Realidade: a Pedagogia Feminista em Processo;

– Os Limites e Potencialidades da Pedagogia Feminista; 

– Consciência Feminista é Sobrevivência;

Objetivos:

  1. Contribuir para a desconstrução dos papéis de gênero na sociedade;
  2. Promover práticas emancipatórias através da educação;
  3. Investigar as relações entre trabalho, política, educação e hegemonia
  4. Compreender as potencialidades metodológicas dos materiais didáticos feministas; 

Informações adicionais

Certificação

 Instituição As Pensadoras

Formato

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Daniele Rehling Lopes

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2017), Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela mesma instituição (2012). Atuou como professora temporária na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, em 2020 e 2021 no município de Dourados e 2022 no município de Campo Grande nos componentes curriculares de sociologia e também disciplinas do novo ensino médio como projeto de vida, ciências integradas e novas tecnologias, empreendedorismo social, feminismo, pesquisa e autoria, intervenção comunitária e desigualdade racial nas modalidades Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino regular. De 2017 à 2019 foi professora substituta no curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nos semestres 2017/2, 2018/1, 2018/2, 2019/1, e 2019/2. Foi professora voluntária de sociologia e coordenadora pedagógica no projeto de extensão “Curso de Educação Popular Pré-Vestibular Desafio” da UFPel. Participou como colaboradora do Observatório de Gênero e Diversidade da UFPel. Tem interesse na área de Educação Popular, Capacidades socioemocionais, Educomunicação, Novo ensino médio, Pedagogia Socialista, Educação do Campo, Pedagogia e Epistemologia Feministas, Movimentos Sociais e Questões de Gênero.