fbpx

Visões feministas para um mundo de crises

Descrição

IV APERFEIÇOAMENTO EM FEMINISMOS:

Visões feministas para um mundo de crises

 

Objetivo: Fortalecer um espaço político pedagógico de estudo com pessoas que pretendem denunciar um mundo de injustiça epistêmica e social ao mesmo tempo em que anunciar esperanças para construção de outro mundo, um mundo para e com pessoas e a dignidade de suas vidas. Para tanto, estudar os feminismos significa pensarmos e agirmos em comunidade e alianças possíveis para superação de um mundo de crises. 

 

INVESTIMENTO:

Formação de 200 horas com certificação.

10 x de R$ 149,00 sem juros

Pagamento a vista: 20% desconto = R$ 1192,00

 

Aula Inaugural

Professora: Fernanda Melchionna

Mediação: Rita de Cássia Fraga Machado. 

Data e horário: 15 de fevereiro de 2024. Quinta-feira, às 19h00. 

O encontro acontecerá pelo canal As Pensadoras na plataforma do Youtube e será de acesso livre a todas as pessoas que queiram participar. 

Ativa o lembrete para não perder essa aula super potente com essas mulheres incríveis: Rita Machado, idealizadora do projeto As Pensadoras e a convidada especial Fernanda Melchionna.

Disciplina 1 –  A História das Mulheres

Professora: Dra. Anadir Miranda

Datas e horários: 08, 09, 15, 16, 22 e 23 de março de 2024. Sextas, das 18h00 às 20h30 e sábados, das 8h30min às 11h00.

 

Ementa da Disciplina:

Apresentação do campo da História das Mulheres e Estudos de Gênero, com enfoque em problemas, fontes e abordagens.

 

Disciplina 02 – Resistências das Mulheres Indígenas: vozes que clamam por direitos e justiça.

Professora: Doutoranda Adriana Fernandes Korã 

Datas e horários: 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de abril de 2024. Sextas e sábados das 9:00h às 11:30. 

 

Ementa da Disciplina:

Intersecções entre gênero e povos indígenas; agência das mulheres indígenas; diversidade das mulheres indígenas; violência contra mulheres indígenas; saberes e práticas de cuidado das mulheres indígenas.

A disciplina tem por objetivo apresentar leituras diversas interessadas nas relações de gênero que atravessam os povos originários em específico as mulheres indígenas. Partindo de um olhar sobre as mulheres indígenas, o curso irá abordar as múltiplas maneiras como o gênero e suas relações podem ser construídos para além das categorias de hierarquia e/ou opressão que dominam o pensamento feminista euro-americano.  Para elaboração do referencial teórico foram priorizados os trabalhos produzidos por mulheres indígenas.

 

 

Disciplina 3 – Transfeminismos

Professora: Dra. Gianni Gomes 

Datas e horários: 14, 21, 22, 28 de junho, 05 e 06 de julho de 2024. Sextas, das 18h00 às 20h30 e sábados, das 8h30 às 11h00.

 

Ementa da Disciplina:

A disciplina “TRANSFEMINISMOS” começa com uma introdução a conceitos e teorias fundamentais relacionados à compreensão de gênero, identidade de gênero e sexualidade, explorando em seguida as origens do Transfeminismo, suas principais questões e como ele se relaciona com o ativismo LGBTQ+, finalizando com uma visita à expressões artísticas transgênero contemporâneas.

 

 

Disciplina 4 – Mulheres e Política

Professora: Dra. Paula Gabriela

Datas e horários: 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de março de 2025. Sextas, das 18h00 às 20h30 e sábados, das 8h30 às 11h00.

 

Ementa da Disciplina:

Leituras de filosofia sobre a mulher e a política. A compreensão do político e das linguagens políticas da modernidade como ponte para a construção de espaços públicos e discursos públicos que considerem efetivamente a perspectiva da mulher. O lugar social e político da mulher. Violência política contra as mulheres. A mulher na democracia e seu papel na reinvenção da política e do direito. A reconstrução das pautas políticas pelas mulheres.

 

Disciplina 5 – A violência contra as mulheres na sociedade atual

Professora: Dra. Drica Madeira

Datas e horários: 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de maio de 2025. Sextas, das 18h00 às 20h30 e sábados, das 8h30 às 11h00.

 

Ementa da Disciplina: 

As relações de violência ligadas ao gênero, raça/etnia, classe em contraposição ao capitalismo/patriarcado vêm se mostrando cada vez mais relevantes na atualidade. É necessário que façamos um esforço na tentativa de não reduzirmos a violência doméstica, bem como as questões de não equidade de gênero, a uma simples dicotomia entre homens e mulheres proposta pelo projeto colonial/moderno. Faz-se mister contextualizar o projeto histórico que nos fez chegar até este momento em que a construção da violência doméstica e de gênero funcionam como disciplinadoras de corpos considerados desviantes ou dissidentes, ou seja, corpos que não correspondem ao ideal de humanidade centrada no homem, branco, heterossexual, cristão, militar considerado o essencial ou sujeito universal paradigmático.

 

 

Disciplina 6 – Feminismo Deocolonial

Professora: Dra. Susana de Castro

Datas e horários: 17, 18, 24, 25, 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2025. Sextas, das 18h00 às 20h30 e sábados, das 8h30 às 11h00.

 

Ementa da Disciplina: 

Abordar o pensamento de autoras indígenas nacionais e estrangeiras. Escolhi trabalhar com os livros de Linda Tuhiwai Smith, pensadora maori da Nova Zelândia, Gladys Tzul Tzul, pensadora maia da Guatemala e Márcia Wayna Kambeba, pensadora kambeba do Brasil.

 

Bônus:

Entrega de materiais de apoio a cada disciplina

*Acesso à ementa do curso completa após a efetuação da matrícula.