FORMATO: Assíncrono
A continuação deste curso de Aperfeiçoamento em uma II Edição parte da constatação de que há uma grande lacuna de acesso ao conhecimento nas áreas de ciências humanas a respeito das leituras críticas em gênero, nos feminismos, bem como na valorização desses conhecimentos e pesquisas produzidos por mulheres. Também da vontade de cursistas que fizeram parte do Aperfeiçoamento I Edição em continuar seus estudos de forma sistemática e disciplinada.
Conquanto os diversos feminismos tenham contribuído de variadas formas na conquista de direitos e reconhecimento social, político e econômico das mulheres, desde a segunda metade do século XX, estas análises permanecem pouco difundidas e pouco ancoradas e reconhecidas pelas humanidades. E, portanto, são pouco eficazes na promoção da equidade de gênero na Universidade, Escolas, e espaços públicos em especial na Filosofia como área de conhecimento. A lacuna é ainda maior no que diz respeito à inserção de mulheres nos cursos de graduação, pós-graduação e em aprovações em concursos públicos em todas as áreas.
A proposta da continuidade em sua concepção teórico-prática-didática porque associa os fundamentos teóricos das abordagens feministas na filosofia, supre a carência de cursos em filosofia feminista nessa área no país, bem como oferta um curso que pretende ser 100% EaD reunindo as maiores especialistas e corpo docente do país. O curso compreende oito módulos de grande relevância para a filosofia e para os estudos feministas.
E nessa edição teremos dois seminários integradores. Os Seminários terão como principal foco o enriquecimento curricular, por meio do desenvolvimento e da participação em seminários e estudos curriculares, atividades práticas que visam propiciar às estudantes vivências, nas mais diferentes áreas do campo educacional e por fim atividades de comunicação e expressão cultural.
Professora: Dra. Alice Fátima (Currículo Lattes)
EMENTA DA DISCIPLINA:
O bloco Estética, Mulheres e as artes estará organizado a partir de uma discussão inicial a crítica da formação de uma perspectiva estética, artística e filosófica engendrada em territórios masculinos, buscando sinalizar caminhos possíveis para pensar tais questões a partir de referenciais femininos. Nessa direção, será discutido o texto de Linda Nochlin, no qual pergunta porque não houve grandes artistas mulheres na história da arte. São discutidas algumas referências às obras de Safo de Lesbos, Mary Shelley e Margareth Atwood. Seguem-se os encontros organizados a partir de linguagens artísticas e as obras de algumas mulheres, buscando estabelecer as relações entre os contextos europeu, latino-americano e brasileiro: artes visuais, cinema, dança, teatro, música, histórias em quadrinho, fotografia e outras artesanias.
Professora Dra. Iasmin Martins (Currículo Lattes)
EMENTA:
A presente disciplina pretender debater conceitos fundamentais da psicanálise freudiana e lacaniana acerca do tema: mulheres e feminilidade a partir da perspectiva crítica de filósofas, teóricas da psicanálise e psicanalistas, com o intuito de problematizar alguns conceitos psicanalíticos e discutir questões como: gênero, raça e colonialidade e, desse modo, pensar com, contra e para além da psicanálise. Para isso, recorreremos a autoras (es) tais como: Freud, Lacan, Butler, Preciado, Drucilla Cornell, Lélia Gonzalez, Silvia Alexim, Maria Rita Kehl, entre outras (es).
Professora Me Gisele Rose (Currículo Lattes)
EMENTA
A Epistemologia não se constitui como uma disciplina filosófica, mas sim, é um modo de lidar com um problema filosófico. Por isso, a Epistemologia é considerada como a ciência do conhecimento, que investiga a realidade das coisas. Partindo desta perspectiva e das multiplicidades e complexidades do que podemos chamar do ‘ Evento Racial’, o curso tem como cerne pensar e debater as relações e vicissitudes entre Raça e Gênero a partir de uma proposta epistemológica pensada por pensadoras negras, tendo no que se convencionou chamar de “raça” a espinha dorsal. Assim, Racismo e Sexismo constituem linhas que costuram as reflexões e provocações apresentadas.
O curso se propõe a abordar pensadoras negras que, agregam reflexões sobre de gênero em contextos afro-diaspóricos promovendo debates e desafios contemporâneos sobre ‘Raça e Gênero’ privilegiando as discussões e apontamentos das pensadoras: Azoilda Loretto da Trindade, Sobonfu Somé e Oyèrónké Oy?wùmí.
Professora Dra. Rita de Cássia Fraga Machado (Currículo Lattes)
Professora Dra. Carolina Bezerra (Currículo Lattes)
EMENTA:
Fazer conhecer o desenvolvimento feminista no campo da teologia e dos estudos da religião, as principais temáticas abordadas por teólogas feministas e da libertação, como abordam as interseccionalidades e quais são as suas ferramentas conceituais e práticas, fazendo conexões possíveis com os movimentos sociais e a educação popular.
Metodologia das aulas: Aula expositiva, debates, utilização de recursos digitais como slides, trechos de vídeos e música, lousa interativa, leitura e interpretação de texto, etc.
Professora Dra. Bárbara Flores (Currículo Lattes)
EMENTA:
O objetivo desta disciplina é pensar sobre o impacto da invisibilização sistemática e naturalizada pelo androcentrismo eurocêntrico acadêmico versus os caminhos do crescente fortalecimento das epistemologias feministas, com destaque aqui para o campo das lutas das indígenas mulheres. Como, à partir de nossos lugares enquanto indígenas mulheres, os efeitos da colonização se deram em nossos corpos, assim como, nossas experiências de vida e de produção de conhecimento sobre as trajetórias de vida pessoais, dos povos e das lideranças indígenas mulheres, bem como das divindades femininas, igualmente fortaleceram epistemologias decoloniais que se pautam por cosmologias indígenas e conhecimentos diversos de resistência histórica de enfrentamento às matrizes de desigualdades, tais quais o racismo, o etnocídio e o sexismo.
Professora Dra. Maria Helena Soares (Currículo Lattes)
EMENTA
Neste módulo percorreremos as epistemologias feministas a partir de três eixos temáticos: 1-instabilidade das categorias e parcialidade do conhecimento; 2- autoridade epistêmica e epistemicídio; e 3- gênero e ensino, ciência e diferença. Para isso, mobilizaremos pensadoras e pensadores que contribuíram de forma significativa para a composição e transformação daquilo que entendemos por epistemologia. Nosso objetivo é o de apresentar, a partir de uma abordagem temática, a heterogeneidade característica das epistemologias feministas passando por diferentes agentes e localizações. Nossa bibliografia caminha entre o Norte e o Sul Global em uma investigação acerca das metodologias e valores alternativos que diferenciam as diversas epistemologias feministas da tradição. Esperamos, com isso, dar a ver uma amplitude no diálogo e nas pesquisas feministas sobre ciência e conhecimento hoje.
Professora Dra. Rita de Cássia Fraga Machado (Currículo Lattes)
200 horas
200h - Instituição As Pensadoras
Hotmart
Bolsista de produtividade em pesquisa, pelo CNPq (2014/2016, 2017/2019, 2020/2022, 2023/2026). Professora Titular na Faculdade de Artes Visuais (2004-), Universidade Federal de Goiás, UFG. Pesquisadora Associada no Programa Avançado de Cultura Contemporânea PACC/UFRJ (2010-). Doutora em Sociologia (UnB, 2004), Mestra em Educação (UnB, 1997), Licenciada em Educação Artística, habilitação em Artes Visuais (UnB,1983), Bacharel em Filosofia (Claretiano, 2022). Desenvolveu projetos de pós-doutorado em Estudos Culturais (PACC/UFRJ, 2010) e em Cinema (Universidade de Aveiro, (2017). Dentre outras publicações, é autora dos livros SAUDADES DO FUTURO: a ficção científica no cinema e o imaginário social sobre o devir (Editora UnB, 2013), CATADORES DE SUCATA DA INDÚSTRIA CULTURAL (FUNAPE/Editora UFG, 2013), OUTROS FAZEDORES DE CINEMA (Editora Zouk, 2019), OUTRAS ARTES (Editora UFRJ, 2023). Na Faculdade de Artes Visuais (UFG), atua no curso de Licenciatura em Artes Visuais (presencial e a distância). Foi coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (2005/2008, 2012/2014). Coordena o LACE Laboratório de Artes Visuais, Educação e Cultura, na Faculdade de Artes Visuais FAV/UFG (2023-), e a REdArtH, Rede Internacional de Pesquisa em Educação, Arte e Humanidades (DGP/CNPq), e integra a Red de Estudios de la Cultura Visual Abya Yala (2020-). Atua nos campos em que se entrecruzam sociologia da cultura, filosofia, estudos culturais, cultura visual, ensino de artes visuais, cinema, fotografia, relações entre cinema e educação. Sendo professora, aprende mais do que ensina. Sendo pesquisadora, desaprende o que antes supunha saber.
Doutora em Filosofia pela PUC-Rio. Mestre em Filosofia pela UFRRJ. Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela UFRRJ. Graduanda em Psicologia (UVA). Cursou Estágio pós-doutoral em Filosofia na UFRJ sobre feminismo e reescrita da história das mulheres (2021), sob supervisão de Carla Rodrigues. É professora convidada do curso de Especialização em Fil. Contemporânea PUC-Rio (das disciplinas de Ética e Teoria Crítica), dos cursos de MBA da FGV (Ética e Sustentabilidade e Filosofia e Sociologia para gestores), Foi Professora Substituta do Colégio Federal Pedro II durante dois anos. Membro do GT FIL. Filosofia e Gênero e do GT Filosofia e Psicanálise na ANPOF. Psicanalista, Professora e Pesquisadora, com foco na intervenção clínica com crianças, adolescentes e adultos, saúde da mulher, violência de gênero e Autismos (Membro do Fórum do Campo Lacaniano da Região dos Lagos – FCllagos, pertencente a Federação e a Internacional dos Fóruns do Campo Lacaniano). Foi Coordenadora do Ambulatório de Escuta (Vida, Ouvida), que oferece atendimento psicológico para mulheres em situação de vulnerabilidade (Filosofia em Perspectiva-PUC-PR). Colaboradora do Projeto Mulheres que leem Mulheres (da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas), Coordenou, entre 2023 e 2024 o Seminário: Gênero, Filosofia e Psicanálise do Fórum do Campo Lacaniano da Região dos Lagos.
Mestre em Relações Étnico-Raciais. Professora de Filosofia na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).Graduada em Filosofia. Pós-Graduada em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção). Mestre em Relações Étnico-Raciais.
Mãe da Rhara, Cainã e Kauai; Liderança do povo Borum-Kren (remanescentes Botocudos do Uaimií – indígenas do tronco Macro-Jê da região dos Inconfidentes – Ouro Preto/ MG). Dançarina de Artes Aéreas, professora e fundadora do Espaço Flores Astrais – Hospedagem, Artes e Vivências Corporais, perfumista botânica, palestrante, pesquisadora e escritora. Membra Fundadora e integrante do Grupo de Pesquisa Wayrakuna (UFOP) e do Movimento Plurinacional Wayrakuna – Rede cosmológica que se vincula à reflexão e expressão da resistência das indígenas mulheres no Brasil e América Latina; professora da educação quilombola no CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO LITORAL SUL – Maraú/BA; Integrante da Rede de Pesquisadores Indígenas e Ecólogos do Instituto Serrapilheira; Pesquisadora Bolsista de Pós-Doutorado da Chamada Atlânticas/ CNPQ no Institute Behavioral Science da Universidade do Colorado-Boulder/ EUA; Foi pesquisadora bolsista da Economy of Francesco Academy/ Itália e Integrante da Rede Latino Americana e da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara – Vila de Agricultura e Justiça; Atua também no Movimento Sul da Bahia Viva. Autora dos livros: Mulheres e Povos rumo ao Bem-Viver: por um ecofeminismo comunitário; Filhos Melhores para o Mundo: por uma educação ambiental de berço; Ecofeminismo e Sustentabilidade Ambiental: uma análise a partir da organização social de comunidades indígenas e ecovilas. Possui Graduação em Turismo pela PUC – Minas (2006), Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela FMBH (2008); Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UESC (2013) e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UESC (2018). Ativista socioambiental e das causas indígenas; Experiência na área de Turismo, com ênfase em Planejamento e Turismo de Base Comunitária, em gestão de projetos socioambientais e culturais, em movimentos sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: Luta das indígenas mulheres; ecologia, ecofeminismos, comunidades sustentáveis, indicadores de sustentabilidade, comunidades indígenas e Bem-Viver
Pertencente ao povo indígena Mebengokré e descendente do povo Aymara- Peru, mãe do Yupanki Bepriabati, escritora, ilustradora, ceramista, batedora de açaí, artista plástica, pesquisadora indígena, ativista no movimento indígena nacional e no movimento nacional de indígenas mulheres. Coordenadora conjunta no instituto Cartografando Saberes, ligados ao Núcleo de altos estudos da Amazônia- UFPA, atuando na área de Direitos Humanos, membra fundadora do movimento Wayrakunas, rede ancestral-filosófica que se vincula a reflexão da resistência das indígenas mulheres no Brasil. Membra do conselho editorial da GRUMIN, graduanda em Direito pela UNIFTC, secretária regional de comunicação do MUPOIBA e membra do Parlamento Indígena do Brasil, membra do Parlamento Indígena do Brasil, membra fundadora do movimento Wayrakunas, rede ancestral-filosófica, que se vincula à reflexão da resistência das indígenas mulheres no Brasil.
Maria Helena Soares é professora adjunta de Filosofia no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp UERJ. Doutora em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021), onde também fez sua graduação (2012) e mestrado (2015). Sua dissertação de mestrado: O problema da objetividade em Gaston Bachelard: um estudo acerca da fenomenotécnica e do realismo científico, defendida em 2015, recebeu o prêmio Master 2 da Association Internationale Gaston Bachelard, em 2020. Sua tese de doutorado: A natureza-cultura em construção: histórias de filosofia e ciência sobre corpos e feminismos, defendida em 2021, ganhou menção honrosa pelo prêmio Capes de Teses 2022. Realizou estágio de doutorado sanduíche em Paris X Nanterre entre 2019 e 2020. Também realizou pós-doutorado financiado com recursos do Programa COFECUB Edital n 8/2018 Projetos/Capes, finalizado antecipadamente devido à convocação para a vaga de professora adjunta na Uerj. Seus interesses de pesquisa se concentram nas áreas de filosofia da ciência, ensino de filosofia e nas epistemologias histórica e feministas. É co-autora do livro didático “Filosofia: Confluências e Perspectivas” (2024).
Professora Adjunta na Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Pós-Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Bolsista PNPD/CAPES. Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS na linha de pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação. Foi professora substituta entre 2010-2012. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela UNISINOS. É licenciada e Bacharel em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS, Bacharel em Antropologia Social Latino Americana pela UNISINOS. Representante na área de ciência humanas e sociais da Câmaras de Assessoramento Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-FAPEAM. Líder do Grupo de Pesquisa_CNPq- Feminismo, Trabalho e Participação Popular e Comunitária. Seus interesses de pesquisa atualmente compreende as problemáticas de Mulheres como: Trabalho, Movimentos Sociais Populares, Feminismos e Epistemologia Feminista.
As Pensadoras: uma instituição que oferece formação, estudo e visibilidade do pensamento das mulheres.
R&R Consultoria e Cursos Feministas LTDA
CNPJ: 37.470.437/0001-07