As aulas têm por finalidade oferecer apoio e orientação às pessoas interessadas em promover a equidade de gênero na escola, na família, na comunidade e na sociedade em geral, a partir de instrumentos de auto avaliação que lhes permita o desenvolvimento de atividades didáticas, a fim de diminuir e eliminar os preconceitos de gênero e o sexismo veiculados pelos materiais didáticos, pelos manuais escolares e, sobretudo, pela sociedade. Contudo, o conteúdo não pretende ser exaustivo, sendo antes de mais nada, interativo. O transcurso das aulas se dará por uma combinação de pesquisa, de auto avaliação e de sugestões práticas, acompanhadas de fontes de informação e bibliografia. Os/as educadores/as, usarão sua criatividade e seus conhecimentos para escolher, dentre estes meios, os mais apropriados para a idade e para o nível de desenvolvimento dos/das alunos/as.
– Racismo como neurose
– História indígena
12 horas
As aulas são gravadas, 100% online.
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Possui Doutorado (Doctorat d´État) em Filosofia pela Université Paris Ouest Nanterre la Défense – France (2008) e Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo – (2008). Tem Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002), Graduação em Bacharelado (1995) e Licenciatura (1996) de Filosofia pela Universidade de São Paulo, e Graduação em Bacharelado de Ciências Sociais (1991) pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Atualmente exerce o cargo de Professora Efetiva, com Dedicação Exclusiva, na Universidade Federal de São Carlos, atuando no Ensino de Graduação junto ao Curso de Licenciatura de Filosofia e na Pós-Graduação junto ao Programa de Educação. É membro de três conselhos editoriais: do periódico Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação da Universidade de Brasília DF (ISSN 16798785); do periódico Fermentario da Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la República, Montevideo, Uruguay (ISSN 16886151); da Coleção Filosofia e Ensino da Editora UNIJUí RS. Tem experiência nas áreas de Filosofia e de Educação, com ênfase em Ética e Filosofia Política, Teoria Política, Direitos Humanos, Ensino de Filosofia, Formação de Professores, Epistemologia e Estética. Atualmente coordena o grupo de pesquisa “Aspectos Éticos, Políticos, Estéticos e Epistemológicos das Teorias e Práticas Escolares ou Educacionais”; o “Laboratório de Ensino de Filosofia e Formação de Professores” (Lenfi) e o curso de Pós-Graduação em Ensino de Filosofia (Lato Sensu) da UFSCar.Doutora em Filosofia pela PUC-Rio. Mestre em Filosofia pela UFRRJ. Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela UFRRJ. Graduanda em Psicologia (UVA). Cursou Estágio pós-doutoral em Filosofia na UFRJ sobre feminismo e reescrita da história das mulheres (2021), sob supervisão de Carla Rodrigues. É professora convidada do curso de Especialização em Fil. Contemporânea PUC-Rio (das disciplinas de Ética e Teoria Crítica), dos cursos de MBA da FGV (Ética e Sustentabilidade e Filosofia e Sociologia para gestores), Foi Professora Substituta do Colégio Federal Pedro II durante dois anos. Membro do GT FIL. Filosofia e Gênero e do GT Filosofia e Psicanálise na ANPOF. Psicanalista, Professora e Pesquisadora, com foco na intervenção clínica com crianças, adolescentes e adultos, saúde da mulher, violência de gênero e Autismos (Membro do Fórum do Campo Lacaniano da Região dos Lagos – FCllagos, pertencente a Federação e a Internacional dos Fóruns do Campo Lacaniano). Foi Coordenadora do Ambulatório de Escuta (Vida, Ouvida), que oferece atendimento psicológico para mulheres em situação de vulnerabilidade (Filosofia em Perspectiva-PUC-PR). Colaboradora do Projeto Mulheres que leem Mulheres (da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas), Coordenou, entre 2023 e 2024 o Seminário: Gênero, Filosofia e Psicanálise do Fórum do Campo Lacaniano da Região dos Lagos.
As Pensadoras: uma instituição que oferece formação, estudo e visibilidade do pensamento das mulheres.
R&R Consultoria e Cursos Feministas LTDA
CNPJ: 37.470.437/0001-07