Através do “fazer” stencil, arte – resistência das jovens mulheres nas cidades, as palavras feministas das pensadoras serão customizadas e assim manifestadas. Pensar a produção artesanal das mulheres como lugares e práticas de memória e construção de sentidos a partir de suas histórias de vida.
Pensadoras selecionadas para a oficina: Rosa Luxemburgo, Lélia Gonzalez, Vandana Shiva, Conceição Evaristo, bell hooks, Marielle Franco, Angela Davis, Silvia Federici, Glória Anzaldúa.
* A ementa completa da oficina estará disponível após a efetivação da matrícula.
AULAS
Memória de Mulheres
Produção Artesanal de Mulheres
Economia feminista e solidária (participação da professora Rita Machado)
12 horas
Instituição As Pensadoras
As aulas são gravadas, 100% online.
Você escolhe quando e onde vai assistir.
Disponível na Hotmart
Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em História do Tempo Presente da Universidade do Estado de Santa Catarina, na linha de Linguagens e Identificações. Foi bolsista PROMOP/UDESC, com atuação no Laboratório de Patrimônio Cultural (LabPac). Graduou-se no curso Licenciatura em História pela Universidade de Caxias do Sul. Integra o o Grupo de Estudos História, Cultura Escrita e Leitura (GEHCEL). Professora da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul.
Mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (CAPES 7). Foi bolsista no Programa de Excelência Acadêmica CAPES/PROEX. Integrou os grupos de pesquisa registrados junto ao CNPq: Trabalho, Educação e Conhecimento – UNISINOS e do Núcleo de Pesquisa de Gênero (NPG) – Faculdades EST. Graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Educação com ênfase nos estudos de Artesanato e Mulheres. Também possui experiência na área de História, especialmente nos estudos de Mulheres, Juventude e Trabalho. No âmbito de conhecimento de direitos humanos, possui experiência de assessoria em movimentos sociais, especialmente de juventudes e mulheres nas temáticas: políticas públicas para a juventude, mulheres e trabalho, artesanato e mulheres, economia feminista. É co-idealizadora do ateliê de arte têxtil Marias Lavrandeiras, atuando desde 2010 como artista visual. Integra o projeto social de Economia Popular e Solidária, a Cooperativa de Mulheres Las Margaritas na cidade de Caxias do Sul/RS. Atua como produtora cultural na realização de projetos culturais e de economia criativa. Foi conselheira (2012-2013) do Conselho Nacional de Juventude, espaço de participação da sociedade civil junto a Secretaria – Geral da Presidência da República do Brasil.Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em História do Tempo Presente da Universidade do Estado de Santa Catarina, na linha de Linguagens e Identificações. Foi bolsista PROMOP/UDESC, com atuação no Laboratório de Patrimônio Cultural (LabPac). Graduou-se no curso Licenciatura em História pela Universidade de Caxias do Sul. Integra o o Grupo de Estudos História, Cultura Escrita e Leitura (GEHCEL). Professora da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul.
Professora Adjunta na Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Pós-Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Bolsista PNPD/CAPES. Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS na linha de pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação. Foi professora substituta entre 2010-2012. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela UNISINOS. É licenciada e Bacharel em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS, Bacharel em Antropologia Social Latino Americana pela UNISINOS. Representante na área de ciência humanas e sociais da Câmaras de Assessoramento Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-FAPEAM. Líder do Grupo de Pesquisa_CNPq- Feminismo, Trabalho e Participação Popular e Comunitária. Seus interesses de pesquisa atualmente compreende as problemáticas de Mulheres como: Trabalho, Movimentos Sociais Populares, Feminismos e Epistemologia Feminista.
As Pensadoras: uma instituição que oferece formação, estudo e visibilidade do pensamento das mulheres.
R&R Consultoria e Cursos Feministas LTDA
CNPJ: 37.470.437/0001-07