Descrição
EMENTA GERAL:
Esse minicurso tem como objetivo geral apresentar conceitos e aprofundar práticas relacionadas ao conceito de Pedagogia feminista, trazendo os processos e as diferenças com a educação não-sexista propiciando o aprofundamento em metodologias feministas que podem ser utilizadas em espaços formais e não-formais de educação.
Os objetivos específicos são:
- Dialogar sobre as diferentes linhas teóricas da Pedagogia Feminista;
- Analisar e produzir propostas de materiais didáticos feministas a partir dos pressupostos da educação popular;
- Compreender os processos de conscientização feminista;
- Analisar o papel do movimentos sociais para a pedagogia feminista;
Ministrantes

Daniele Rehling Lopes
Ministrante
Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2017), Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela mesma instituição (2012). Atuou como professora temporária na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, em 2020 e 2021 no município de Dourados e 2022 no município de Campo Grande nos componentes curriculares de sociologia e também disciplinas do novo ensino médio como projeto de vida, ciências integradas e novas tecnologias, empreendedorismo social, feminismo, pesquisa e autoria, intervenção comunitária e desigualdade racial nas modalidades Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino regular. De 2017 à 2019 foi professora substituta no curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nos semestres 2017/2, 2018/1, 2018/2, 2019/1, e 2019/2. Foi professora voluntária de sociologia e coordenadora pedagógica no projeto de extensão “Curso de Educação Popular Pré-Vestibular Desafio” da UFPel. Participou como colaboradora do Observatório de Gênero e Diversidade da UFPel. Tem interesse na área de Educação Popular, Capacidades socioemocionais, Educomunicação, Novo ensino médio, Pedagogia Socialista, Educação do Campo, Pedagogia e Epistemologia Feministas, Movimentos Sociais e Questões de Gênero.
PLANOS DE AULAS:
Aula 1: Capitalismo-patriarcal-racista e seu projeto de educação
Data e horário: 25 de novembro de 2023, sábado, das 19h00 às 21h00.
Conteúdo programático:
– Industria 4.0 e uberização da educação;
– Educação Popular X Educação do Capital;
– Pedagogia da Subalternização;
– Processos político-pedagógicos da educação patriarcal racista;
Objetivos:
- Compreender as diferenças entre educação sexista, educação não-sexista e Pedagogia Feminista;
- Analisar como o processo de uberização influencia na educação;
- Promover reflexões acerca da relação entre indústria 4.0 e educação capitalista-patriarcal-racista;
- Dialogar teoricamente sobre processos político-pedagógicos feministas na educação formal e não-formal;
Aula 2: Da educação não-sexista à Pedagogia Feminista
Data e horário: 28 de novembro de 2023, terça-feira, das 19h00 às 21h00.
Conteúdo programático:
– Aportes teórico-metodológicos da Pedagogia Socialista;
– O caráter político-pedagógico do movimento feminista;
– Epistemologias feministas;
– Pedagogia Feminista, formação integral e omnilateralidade;
– Algumas Experiências Feministas de Educação Popular;
Objetivos:
- Analisar os pressupostos da educação não-sexista;
- Analisar os pressupostos da Pedagogia Socialista e sua relação com o feminismo;
- Compreender os aportes teórico-metodológicos da Educação Popular;
- Desenvolver uma reflexão feminista em relação às práticas político-pedagógicas, em especial através dos movimentos feministas;
- Avaliar experiências de educação popular em uma perspectiva feminista;
Aula 3: O Processo Metodológico Feminista: a Conscientização, a Prática e a Expressão
Data e horário: 02 de dezembro de 2023, sábado, das 19h00 às 21h00.
Conteúdo programático:
– As Sujeitas do Processo Educativo: a Relação entre a Educadora Popular Feminista e as Educandas;
– Trabalho nas oficinas mistas e auto-organizadas;
– Diários Feministas;
– Material Didático Feminista;
– Cartas Feministas;
– Indicadores emancipatórios;
– Dimensões do processo educativo;
– “Contextos Confirmatórios” como Prática, Teoria e Transformação da Realidade: a Pedagogia Feminista em Processo;
– Os Limites e Potencialidades da Pedagogia Feminista;
– Consciência Feminista é Sobrevivência;
Objetivos:
- Contribuir para a desconstrução dos papéis de gênero na sociedade;
- Promover práticas emancipatórias através da educação;
- Investigar as relações entre trabalho, política, educação e hegemonia
- Compreender as potencialidades metodológicas dos materiais didáticos feministas;